Enquanto na bolsa de valores o acesso a informações sobre as empresas listadas é amplamente divulgado e aberto, quando falamos em empresas de capital fechado esse cenário muda. A maioria das informações tem acesso restrito e muitas vezes não possuem um modelo de negócio comparável no mercado. Isso torna a análise dessas empresas mais complexa.
É por isso que hoje eu gravei esse vídeo para você! Vou te dar 5 dicas infalíveis para escolher uma startup para investir.
No vídeo de hoje, você vai aprender dicas para melhorar sua relação de risco e retorno no longo prazo, e embasar sua tomada de decisão ao investir em empresas fora da bolsa de valores por meio do equity crowdfunding.
Análise do setor
Você precisará analisar qual é o setor da economia que a empresa está inserida, identificando oportunidades deste mercado. Você pode, por exemplo, focar em mercados que estão em transformação, como o mercado pet, que vem em franca expansão impactado pela importância crescente dos animais de estimação na vida das pessoas.
A dica é avaliar quais são as tendências dos setores, taxas de crescimento, quais os serviços e produtos com maior potencial, market share, modelo de negócio das empresas que se destacam e seus diferenciais competitivos, dentre outras informações. Quanto mais detalhamento sobre as perspectivas do mercado você tiver, mais assertiva será sua análise e posterior tomada de decisão.
Verifique a reputação e gestão dos empreendedores
Pesquise sobre a reputação da empresa no mercado, sobre a qualidade dos serviços prestados e dos produtos fornecidos. Não deixe de analisar também os gestores da empresa, as experiências profissionais anteriores, estratégias e forma de pensar. Até mesmo se estão envolvidos em polêmicas.
Avalie os indicadores financeiros da empresa
Analise o faturamento, compare o cenário atual com demais empresas do segmento, indicadores e métricas importantes para o negócio, bem como se houve uma curva de crescimento do faturamento nos últimos períodos.
A análise de indicadores e métricas de uma startup é fundamental para entender o seu potencial. A seguir, vou falar um pouco sobre os principais:
Verifique o Lifetime value (LTV), que é uma métrica que indica o ciclo de vida de um cliente em relação a um produto/serviço. Ele mostra o valor total gasto pelo cliente ao longo de todo o tempo que dura a relação com a empresa. Quanto maior é o LTV, significa uma relação mais duradoura entre cliente e empresa.
Outro índice econômico importante é o CAC, custo de aquisição de clientes, que indica se o investimento da empresa para atrair novos clientes é saudável. É só dividir o total de investimentos para atrair novos clientes, pela quantidade total de clientes conquistados. Um CAC muito próximo ou superior ao LTV é um sinal de desequilíbrio financeiro da empresa, que precisará buscar alternativas para se tornar sustentável no longo prazo.
É importante também avaliar a margem EBITDA, que é o quanto a empresa gera a partir de sua atividade operacional. Quanto da receita se converte em resultado antes de cobrança de Imposto de Renda, juros, depreciação e amortização. Quanto maior for esse percentual, maior é o potencial de geração de caixa da empresa para os seus acionistas.
Analisar o endividamento da empresa também é fundamental para avaliar a situação econômica. O indicador dívida líquida / EBITDA mostra o grau de endividamento da empresa.
Analise toda a documentação disponibilizada sobre a empresa e as condições do investimento
É fundamental que você leia e se aprofunde para ter segurança na sua tomada de decisão.
Invista em uma boa plataforma de equity crowdfunding registrada na CVM
Ela irá te passar de forma clara e objetiva todas as informações que você precisa para analisar o investimento em uma empresa.
No vídeo você vai entender como é a demonstração de uma oferta na Beegin, nossa plataforma de Equity Crowdfunding. Em um clique você sabe sobre o mercado, a empresa, informações financeiras e societárias, documentos essenciais, perspectivas, riscos e ainda tem um fórum para você esclarecer todas as suas dúvidas! Todas essas informações são levantadas por nossos especialistas e facilitam muito a sua tomada de decisão.
Você já conhecia essas dicas? Comenta aqui se você usa alguma delas.
Está esperando o que para começar a investir em startups?
Acesse nossa plataforma.
E não deixe de se inscrever no nosso canal:
https://youtube.com/c/beegin
Até a próxima, investidor!
Deixe um comentário