Todo investidor que decide entrar no mundo da renda variável acaba pensando em investir em ações ou em equity. Mas, como fazer para escolher as melhores empresas? É aí que entra a análise fundamentalista.
Mas o que é análise fundamentalista e para que ela serve? Diferentemente da análise técnica, a fundamentalista olha diretamente para fundamentos da empresa e da economia ao seu redor para definir o melhor preço para uma ação.
O que é análise fundamentalista
A análise fundamentalista tem como objetivo realizar um raio-x da empresa como um todo e também do ambiente econômico em que ela está inserida.
Ou seja, é usada para analisar a saúde financeira da empresa e estipular um preço que seria considerado justo para uma determinada ação. Para isso, leva em conta seu histórico e potencial de gerar valor no longo prazo.
Investidores que decidem investir na bolsa de valores são os que mais utilizam essa análise. Ela é utilizada também para os investimentos alternativos, como private equity e venture capital.
Como funciona a análise fundamentalista
Por meio de uma série de fatores econômicos importantes, é feita uma análise detalhada sobre a empresa. Alguns dos pontos mais importantes são:
- Ambiente macroeconômico;
- Panorama setorial;
- Análise da empresa.
Ambiente macroeconômico
O objetivo da análise do ambiente macroeconômico é fazer um diagnóstico sobre o nível de atividade onde a empresa está inserida e avaliar se o momento é propício para os negócios.
Esta análise olha para indicadores macroeconômicos essenciais como o Produto Interno Bruto (PIB), a inflação, a taxa de câmbio e a taxa de juros, por exemplo.
Panorama setorial
Esse fator já olha com mais cuidado para o setor e o segmento específico da empresa, e avalia questões como tamanho de mercado, incentivos governamentais, regulamentações e indicadores setoriais.
Análise da empresa
Essa é uma visualização do histórico econômico da empresa e olha para indicadores como balanço, demonstrativo de resultados e o fluxo de caixa.
Diferença entre análise fundamentalista e análise técnica
A principal diferença entre a análise fundamentalista e a análise técnica é o horizonte de tempo. No caso da fundamentalista, o objetivo é formação de patrimônio, ou seja, longo prazo.
Já a análise técnica vislumbra um horizonte de curto prazo, por isso, sua avaliação é feita a partir da tendência percebida no gráfico de desempenho de uma ação. Como os investimentos alternativos, em sua maioria, não estão expostos à volatilidade, a análise técnica não é utilizada para balizar decisões de investimento nesta indústria.
Essa é uma opção muito usada por quem faz day trade e investiga o desempenho da ação em um período de dias, semanas e até mesmo minutos.
Seja sócio das empresas do futuro com a beegin.
Deixe um comentário