Anbima: saiba mais sobre essa importante associação

Anbima

A ANBIMA é uma importante associação do mercado financeiro, com papel essencial na autorregulamentação dos agentes de mercado, como gestores de fundos, seja na renda fixa ou até mesmo private equity. A sigla é abreviação de Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. 

Além de regulamentar operações envolvendo valores mobiliários, também é responsável por oferecer algumas certificações essenciais para quem trabalha no mercado de capitais e oferece produtos diversos a investidores. 

É importante saber o que é a ANBIMA para entender sua importância e, mais importante, conhecer as normas de autorregulação do mercado estabelecidas pelo órgão. 

O que é a ANBIMA

Com o objetivo de garantir boas práticas e preservar as operações realizadas no mercado financeiro, a ANBIMA representa o segmento das instituições que atuam nesses mercados. 

A associação foi criada em 2009, após a parceria feita entre a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima) e a Associação Nacional dos Bancos de Investimentos (Anbid). Seus serviços são usados por bancos múltiplos com carteiras de investimento e também bancos de investimento. 

Para garantir a transparência e segurança no mercado financeiro e de capitais, a associação atua na chamada autorregulação, ou seja, debate com os agentes de mercado normas que ajudam a regulamentar o mercado. 

Logo, empresas associadas se comprometem a obedecer essas normas estabelecidas para garantir que os interesses dos investidores. 

O que faz a ANBIMA

A ANBIMA trata da manutenção da transparência nas operações de instituições como os fundos de investimento. Isso garante que os investidores tenham acesso às informações que devem ser públicas. 

Isso permite que o investidor, seja iniciante, qualificado ou profissional, tome decisões importantes com informações em mãos. Ou seja, qual ativo escolher, se vai para a renda fixa, renda variável ou investimentos alternativos

Trata-se de uma associação civil que representa os interesses do setor privado. Ela também atua no mercado de certificações para os profissionais que trabalham na área e precisam estar mais preparados para atender seus clientes. 

Certificações da ANBIMA

A ANBIMA é responsável por uma série de certificações que são importantes para passar segurança e confiança para os profissionais do mercado financeiro. 

As principais são: 

  • CPA-10: para profissionais que atuam na distribuição de investimentos. Validade de 5 anos para profissionais de instituições associadas e de 3 anos para não atuantes.
  • CPA-20: para profissionais que atuam na comercialização de produtos de investimentos para clientes do varejo de alta renda, investidores institucionais, entre outros. 
  • CFG: para quem pretende atuar na gestão de recursos de terceiros.
  • CGA: para futuros gestores de fundos de renda fixa, multimercados, cambiais e ações.
  • CGE: para quem pretende fazer a gestão de recursos de terceiros na indústria e de produtos estruturados. 

Gostou do conteúdo e quer conhecer ainda mais sobre o mercado financeiro? Fique por dentro de todos os conteúdos gratuitos e cursos oferecidos pela Solum.ed

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.