Ancord: saiba o que é e como conseguir a certificação

Ancord

A Ancord é uma associação importante no mercado financeiro. Ela reúne a indústria de intermediação de investimentos, desde as corretoras e distribuidoras de valores mobiliários até os agentes autônomos de investimentos.

Como o mercado tem uma série de associações que educam e regulamentam assuntos importantes e diversos, é essencial entender a diferença entre órgãos como a Anbima, Apimec e a Ancord, sobre a qual falaremos neste texto. 

Siga a leitura para entender a sua importância. 

O que é a Ancord

Ancord é a sigla para Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias. Seu principal objetivo é representar instituições financeiras e também os Agentes Autônomos de Investimento (AAI). 

Seu papel é fornecer conhecimento e educação para profissionais da área e também para o público em geral, que gostaria de conhecer mais sobre a área. 

Para os agentes autônomos de investimento,  que atuam no mercado captando clientes e apresentando opções de ativos a serem investidos, é obrigatória, por exigência da regulação, a certificação oferecida pela Ancord. 

Certificação Ancord

A certificação da Ancord é feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição responsável pela aplicação da prova. Ela é aplicada em uma das 150 localidades distribuídas pelo país. 

A certificação funciona como uma espécie de autorização para que o profissional possa atuar na área. Isso está devidamente regulamentado na Resolução 2.838, e também com a Instrução 497 da CVM, feita em 2011. 

A prova é composta de 80 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas em cada pergunta. O candidato tem até 2 horas e 30 minutos para concluir a prova. Entre os principais temas abordados, estão:

Gostou do conteúdo e quer aprender ainda mais sobre o mercado financeiro? Fique olho em todos os conteúdos gratuitos e cursos oferecidos pela Solum.ed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.