Ativos de infraestrutura: fique por dentro desse investimento

beegin -invista em startups

O investimento em infraestrutura e expansão de operações é muito importante para o crescimento da economia. E uma forma de incentivar esse avanço é por meio do Fundo Incentivado em Infraestrutura (FI-Infra). 

O foco desse ativo é investir em operações de crédito privado de longo prazo por meio de debêntures incentivadas, com o objetivo de contribuir para o financiamento de projetos de infraestrutura no país.

Com esse investimento, é possível para as empresas avançarem com projetos de saneamento básico, energia, transporte e outros meios que tornem a vida dos brasileiros mais fácil e bem estruturada. 

FI-Infra e o imposto de renda

Por se tratar de um fundo que opera por meio de debêntures incentivadas, há um grande atrativo para o investidor pessoa física: a isenção de imposto de  renda, tanto para renda como para ganho de capital. 

No caso de pessoa jurídica beneficiada, os rendimentos do investimento estarão sujeitos ao imposto de renda retido na fonte, sob uma alíquota de 15%. 

Como funciona o resgate no FI-Infra

O Fi-Infra é constituído sob a forma de condomínio fechado. Nele, o investidor não pode resgatar suas cotas antes do prazo total de duração do fundo. Caso o prazo seja indeterminado, não há uma data específica para a sua liquidação. 

Se esse for o caso, o investidor apenas poderá deixar o investimento vendendo suas cotas no mercado secundário. Ou seja, trata-se de um ativo de longo prazo e baixa liquidez. 

O FI-Infra é destinado a investidores de varejo e qualificados e trata-se de um ativo de renda fixa, que tem como principal fator de risco a variação da taxa de juros e de índice de preços. Os limites de exposição por emissor do FI-Infra variam de acordo com o público-alvo ao qual se destinam. 
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre investimentos para diversificar a sua carteira? Fique por dentro dos cursos oferecidos pela Solum.ed e amplie seus horizontes financeiros.

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.