Ativos reais: conheça os mercados com potencial para investimento

Grupo de pessoas conversando em frente ao notebook
beegin -invista em startups

Os ativos reais se destacam como uma oportunidade interessante, que cresce muito entre os investidores.

Trata-se dos chamados investimentos alternativos, relacionados com a economia real e aplicados diretamente em empresas de diversos setores da economia, oferecendo oportunidades para potencializar os lucros e ajudar na transformação social.

Confira, neste conteúdo, o que são os ativos reais e mercados com potencial para investir e elevar resultados!

Entenda como o investimento em ativos reais funciona

Os ativos reais consistem em uma modalidade de investimento relacionados com os bens físicos, valores e direitos atrelados à economia real.

São considerados ativos alternativos, ou seja, realizados em empresas que não têm capital aberto. Os principais tipos negociados no Brasil são:

  • legal claims;
  • Private Equity;
  • Venture Capital;
  • distressed assets.

Assim, o mercado de ativos reais funciona por investimentos alternativos, como títulos de valores imobiliários. Dessa forma, o investidor pode aplicar diretamente nos negócios por meio de plataformas e intermediação de empresas.

Evolução do setor

Os ativos reais evoluíram bastante ao longo dos anos, principalmente após a crise econômica de 2008, conhecida como “crise do subprime”. Dessa forma, os ativos reais começaram a ficar mais conhecidos entre os investidores.

Porém, foi a partir de 2017 que as plataformas digitais e assessorias tornaram os investimentos em ativos reais mais práticos e acessíveis, favorecendo a diversificação inteligente da carteira.

Faturamento

Devido à baixa liquidez, os ativos reais apresentam bons cenários de faturamento, principalmente a longo prazo.

Com muitas opções de negócios promissores nos mais diversos segmentos, esses investimentos alternativos contam com possibilidade de grandes retornos.

Empresas de referência no segmento

Os ativos reais contam com uma diversidade de empresas e cases de sucesso em todo o país. Nesse sentido, as fintechs, startups e empresas ESG ganharam força no mercado e oferecem boas oportunidades de crescimento.

Novidades do setor

Os investimentos alternativos são considerados tendência, ganhando mais espaço na carteira dos investidores. Servem como opção para investidores que querem fugir de investimentos convencionais, e apostar em setores novos e promissores. 

Alguma das novidades do setor envolvem aplicações por meio digital, como:

  • criptomoedas;
  • crédito peer-to-peer;
  • crowdfunding de investimento.

Mercados em destaque

Os ativos reais podem ser encontrados em inúmeros setores da economia de negócios promissores nas mais diversas fases de maturidade.

Dessa forma, para conseguir boas oportunidades é importante saber quais são os mercados em destaque no país.

Conheça quais são os setores considerados com alto potencial para os ativos reais!

Energia renovável

As empresas e startups que atuam no segmento de energias renováveis têm grandes possibilidades de crescimento acelerado.

Devido à preocupação com o meio ambiente e esgotamento dos recursos naturais, o setor está entre os mais promissores do mercado nacional e internacional.

Educação

A educação é outro segmento em destaque e apresenta diversas empresas sólidas.

O desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado educacional está em expansão e os investidores encontram oportunidades reais com boa rentabilidade.

Entretenimento

O setor do entretenimento ganhou força com o avanço da tecnologia e dos recursos digitais e, com isso, conta com inúmeras empresas promissoras.

Assim, é um segmento de destaque que oferece oportunidades atrativas para os investidores, independentemente do perfil de risco.

Agronegócio

Mesmo durante períodos de instabilidade econômica, o setor do agronegócio apresenta bons resultados. Portanto, é outro segmento de destaque na economia brasileira que oferece boas possibilidades para investir em negócios rentáveis.

Imobiliário

Com grandes investimentos promissores no Brasil, o setor imobiliário é extremamente aquecido em todo o país, com diversos negócios em expansão.

Por isso, é um segmento que exige atenção, de modo a oferecer ativos reais com ótimo potencial de crescimento, especialmente a longo prazo.

Saúde

As empresas que desenvolvem soluções para a área da saúde estão em crescimento no mercado. Por se tratar de um serviço básico à sociedade, eles sempre estão em pauta e muitas empresas têm bom potencial para alcançar o sucesso.

Vantagens do investimento em ativos reais

Os ativos relacionados à economia real oferecem vantagens essenciais para todo perfil de investidor.

Por se tratar de empresas de capital fechado e atuarem em segmentos importantes, as oportunidades de crescimento são elevadas e ajudam a proteger o patrimônio.

Veja, a seguir, quais os principais benefícios de realizar investimentos em ativos reais!

Rentabilidade

Um dos principais pontos positivos dos ativos reais é que, em muitas situações, apresentam melhores condições para rentabilidade esperada.

Isso se dá, sobretudo, por não sentir de forma considerável os impactos da inflação e estar relacionados com serviços essenciais para sociedade.

Diversificação

A diversidade de empresas e startups que compreendem os ativos reais são elevadas, com negócios presentes em segmentos promissores.

Com isso, o investidor pode escolher setores no qual tem expertise, e alinhar as estratégias para ter uma carteira variada.

Outra opção é adotar uma abordagem da mitigação de riscos, buscando pela “assimetria de retorno positiva”, que visa compor a carteira de ativos com menor risco. Dessa forma é possível proteger certa porcentagem do patrimônio enquanto investe em negócios maiores.

Maior segurança na carteira

Ao investir em ativos reais, procure as modalidades regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — órgão responsável por fiscalizar os investimentos alternativos.

Com isso, é possível encontrar ativos seguros, legalizados e ideais para diversificar a carteira, reduzindo a exposição aos riscos.

Contribuição com a economia

Ao investir em ativos reais, o investidor aplicará o capital em negócios que atuam em segmentos importantes para economia nacional.

Além da possibilidade de ter bons rendimentos, é uma forma de contribuir para evolução e aquecimento do mercado interno do país.

Investimento com propósito

Todo investidor busca rentabilidade para a carteira e, no caso dos ativos reais, os aportes de capital também podem ter propósito.

Isso acontece porque as empresas oferecem soluções voltadas às áreas da educação, saúde, meio ambiente e outras relacionadas ao desenvolvimento da sociedade.

Concluímos que os ativos reais oferecem oportunidades promissoras de modo a elevar os rendimentos e ainda ajudam no desenvolvimento social. Portanto, é mais uma possibilidade para considerar, planejar e apoiar, em busca de uma carteira lucrativa.

Agora que foi possível entender mais sobre os ativos reais, conheça as melhores empresas para investir na beegin.

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.