Banco de investimento: o que é e como funciona

O mercado financeiro tem instituições diversas para atender as mais variadas necessidades de todos os tipos de clientes. Uma delas é o banco de investimentos, que oferece produtos e serviços para os interessados em criar uma carteira de investimentos

Esses bancos são exclusivamente focados em investimentos e, diferente dos bancos tradicionais, não oferecem a opção da abertura de conta corrente, por exemplo. Existem outras diferenças que são importantes de se conhecer na hora de avaliar se faz sentido se tornar cliente. 

É importante fazer essa comparação para decidir qual instituição faz mais sentido pensando nos objetivos de curto, médio e longo prazo. Com essa definição em mãos, existe uma chance maior de escolher bons ativos para a carteira. 

O que é são bancos de investimentos?

Os bancos de investimentos são instituições privadas que oferecem diversos produtos para que seus clientes possam investir. Entre os principais, estão CDBs, letras de câmbio, letras de crédito, cotas de fundos de investimento, entre outros. 

São considerados sociedades anônimas e, por determinação, precisam trazer o termo banco de investimentos na sua denominação social. E também apresentam algumas diferenças em relação aos bancos tradicionais do mercado. 

A sua regulamentação é feita pelo Banco Central. Entre as especialidades dos bancos de investimentos, estão: 

  • Participação societária de caráter temporário;
  • Financiamento;
  • Administração de recursos de terceiros. 

O objetivo principal dos bancos de investimentos é servir de ponte entre pessoas que gostariam de investir e produtos financeiros que podem ajudar a concretizar esse desejo dos clientes. 

Como funcionam os bancos de investimentos?

Para conseguir financiar sua operação, os bancos de investimento precisam captar recursos no mercado para conseguir fazer empréstimos e também atrair investidores para os seus produtos. Por isso, a arrecadação é feita da seguinte forma:

  • Depósitos a prazo;
  • Venda de cotas de fundos de investimento;
  • Repasses de recursos externos e internos. 

Ao usar o banco de investimento, você está aportando seu capital em ativos oferecidos pela instituição e irá receber de volta o seu dinheiro acrescido de juros. A sua rentabilidade e risco irão depender dos ativos escolhidos. 

Podem tanto ser ativos de renda fixa, mais conservadores e que performam melhor quando a taxa básica de juros (Selic) está mais alta. Como também os ativos de renda variável, que apresentam mais risco, mas também podem remunerar melhor. 

Operações feitas por bancos de investimentos

Há um leque variado de opções para quem opta por investir por meio de bancos de investimentos. Pode ser uma opção interessante para quem busca mais variedade do que as oferecidas pelos bancos tradicionais. 

Entre os principais produtos oferecidos pelos bancos de investimentos, estão:

  • Assessoria financeira;
  • Operações com participação societária;
  • Depósitos interfinanceiros;
  • Empréstimos de médio e longo prazo;
  • Emissão de títulos;
  • Administração e venda de cotas de fundos de investimento;
  • Repasse de empréstimos externos;
  • Administração de capital de terceiros;
  • Operação de Subscrição de Ações ou IPO;
  • Emissão de debêntures;
  • Entre outros. 

Diferença entre banco de investimento e banco comercial

Os bancos comerciais são bastante comuns no Brasil. Eles fazem parte do dia a dia dos clientes brasileiros, acostumados aos já tradicionais modelos de operação. É por meio desses bancos que a grande maioria da população recebe seus salários e investe ou apenas guarda seu dinheiro. 

Mas os diferentes tipos de bancos disponíveis no mercado hoje chamam cada vez mais a atenção dos consumidores que estão em busca de melhores oportunidades de investimento e uma maior oferta de ativos para poder diversificar. 

Existem algumas diferenças relevantes entre bancos de investimentos e bancos comerciais. 

Bancos de investimentos

  • Há limite na quantidade total de clientes e não oferece conta-corrente;
  • Serviços focados em investimento, aplicações e produtos financeiros;
  • Capta recursos em formatos variados. 

Bancos comerciais

  • Não há limite na quantidade de clientes;
  • Tem serviços bancários tradicionais e permite a abertura de conta-corrente;
  • Atende demandas de crédito e capta recursos por meio da cobrança de taxas e juros.

Bancos múltiplos

Os bancos múltiplos são bastante tradicionais no país e até mais comuns que apenas bancos de investimentos. Nessa opção, a instituição oferece os serviços bancários tradicionais e também a opção de investimento para quem tiver interesse. 

As duas instituições financeiras oferecem o mesmo serviço de investimento. Mas existem algumas diferenças que são importantes de se levar em conta na hora de decidir onde aportar o dinheiro. 

Onde é melhor investir: banco de investimento ou corretora?

O principal ponto a ser considerado na hora de escolher entre uma corretora de valores e um banco de investimento é a quantidade de opções disponíveis para escolha do cliente. 

Nesse caso, a corretora de valores normalmente tem um leque maior de possibilidades para quem decide investir. E como a recomendação é pela diversificação de investimentos para a proteção do capital, essa pode ser uma vantagem para a corretora. 

De forma geral, as duas instituições oferecem os mesmos serviços. As corretoras de valores também contam com especialistas na área para sugerir carteiras e um portfólio variado de produtos.

O banco de investimento pode oferecer suas próprias aplicações e um mesmo gerente para atender uma quantidade grande de clientes. 

Já as corretoras são responsáveis por fazer a ponte entre investidores e empresas ou instituições buscando investimentos e também pode ofertar um grupo de clientes um assessor que ficará responsável pelo suporte no atendimento e recomendações. 

Quais são os principais bancos de investimento?

Nos últimos anos, o assunto finanças e o mercado financeiro como um todo tem ganhado cada vez mais atenção dos brasileiros. Por isso, há cada vez mais opções de instituições financeiras para atender os mais variados tipos de clientes. 

Entre os bancos tradicionais que também oferecem o serviço de investimento, estão Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander. 

Já entre as principais instituições financeiras, estão Inter, BTG Pactual, Sofisa Direto, C6 Bank, Nubank, Modalmais, Banco BMG, entre outros. 

Quem fiscaliza os bancos de investimentos?

Como toda instituição financeira que opera produtos financeiros no país, o Banco Central é responsável por fazer o acompanhamento e definir se está operando dentro das normas vigentes. 

Além disso, a CVM também tem resoluções que funcionam diretamente para os bancos de investimentos. Portanto, é um mercado de produtos regulados. 

Agora que você já tem informações para começar, fique de olho nas oportunidades de investimento disponíveis na beegin. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.