BDRs: o que são e como investir nesse ativo

BDRs

Quer investir no exterior e não sabe como? Os BDRs são uma opção para o investidor que quer diversificar seus investimentos com ativos internacionais.

Desde outubro de 2020, o investimento em BDR se tornou mais acessível, já que deixou de ser obrigatório ser um investidor qualificado para poder comprar títulos de companhias estrangeiras. 

É importante entender o que são BDRs, como funcionam e como é possível investir. 

O que são BDRs

Os Brazilian Depositary Receipts, mais conhecidos como BDRs são certificados de depósito  emitidos e negociados no Brasil, mas lastreados em ações de empresas estrangeiras ou brasileiras com ações negociadas fora do país. Essas empresas são listadas em bolsas como a Nasdaq ou NYSE, por exemplo.

Essa é uma opção que pode ser considerada mais simples na hora de investir em empresas listadas fora do Brasil, já que todo o processo é feito em reais, por meio de corretoras brasileiras. Mas é importante deixar claro que você não compra ações da empresa, e sim títulos representativos desses papéis. Para investir diretamente no exterior, o investidor precisa ter conta em corretoras que operam nos mercados internacionais.

Como funcionam os BDRs

De forma simples, esses títulos lastreados em ações de empresas estrangeiras são emitidos pelas instituições depositárias. Elas são instituições financeiras responsáveis pela compra das ações no exterior e pela garantia de lastreamento nesses títulos. 

A grande maioria dos BDRs negociados na B3 são de empresas listadas em bolsas dos Estados Unidos. Mas também é possível encontrar empresas de outros países, como a chinesa Alibaba. 

Essas instituições depositárias precisam divulgar as informações financeiras e corporativas das empresas com ações negociadas. 

Quais os tipos de BDRs

Os BDRs são separados em dois tipos: os patrocinados e os não patrocinados. A classificação varia pela forma como os títulos são trazidos ao país. A grande maioria dos títulos disponíveis atualmente são os não patrocinados. 

BDRs Não Patrocinados

São chamados de BDRs Não Patrocinados aqueles que não têm participação direta da empresa das ações que são representadas pela emissão dos certificados. Isso fica sob responsabilidade da instituição depositária. 

Também é responsabilidade da instituição financeira divulgar informações financeiras e corporativas da empresa emissora das ações. 

BDRs Patrocinados

Já no caso de BDRs Patrocinados, a empresa emissora das ações tem o interesse de investir no mercado brasileiro. Por isso, procura uma instituição depositária  para negociar seus títulos. 

Esse tipo de BDR é classificado em 3 tipos diferentes: Nível I, Nível II e Nível III. 

  • Nível I: não exige registro da empresa emissora das ações na CVM. Podem ser negociados apenas em mercados de balcão não organizado. Se forem distribuídos por oferta pública, é obrigatório que seja por “esforços restritos”: 50 investidores podem comprar os papéis. 
  • Nível II e III: a empresa emissora precisa ter registro na CVM. Os títulos podem ser negociados em pregões da bolsa ou em balcão organizado. As empresas emissoras precisam seguir as mesmas regras de transparência e governança de empresas brasileiras de categoria A da CVM. 

Os BDRs Patrocinados de Nível II podem ser negociados apenas por oferta pública com esforços restritos. Já os de Nível III podem ser negociados por meio de oferta pública ampla. 

Como investir em BDRs

Para investir em BDRs, é preciso abrir conta em uma corretora de confiança e intermediar o processo por lá. É importante estudar bem sobre as empresas para fazer boas escolhas, afinal, trata-se de um investimento em renda variável com alta volatilidade

O ganho nas negociações dos títulos tem tributação de 15%, mesmo para valores inferiores a R$ 20 mil. E os custos do investimento podem envolver taxa de corretagem da corretora, taxa de custódia e os emolumentos da B3. 

Gostou do conteúdo e quer aprender ainda mais sobre o mercado financeiro e os diferentes tipos de ativos? Fique por dentro de todos os conteúdos e cursos da Solum.ed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.