Blockchain: o que é e como funciona essa infraestrutura

Blockchain
beegin -invista em startups

Começou a se informar sobre o mundo dos investimentos alternativos e se deparou com ativos tokenizados, como NFT e criptomoedas, e blockchain? Essa é uma combinação que tem ganhado cada vez mais espaço entre os investidores. 

Mas você sabe o que é blockchain e como funciona? De forma simples, trata-se de uma tecnologia de banco de dados segura onde são registrados contratos digitais, ou tokens. 

Neste artigo, você vai entender claramente o que é esta tecnologia e porque ela está tão associada ao mundo das fintechs

O que é blockchain

A blockchain é uma espécie de banco de dados, que armazena informações sobre transações realizadas de forma digital. Essas informações ficam protegidas por criptografias e podem ser acessadas por usuários que detenham as chaves corretas para isso. 

Recebe esse nome, que na tradução para o português significa corrente de blocos, justamente porque separa um bloco para cada operação realizada.

Como funciona a blockchain

A blockchain funciona como uma grande rede de blocos que contém informações únicas de cada operação realizada de forma digital. Essas operações podem envolver diferentes tipos de contratos, desde criptomoedas até direitos de músicas e filmes, votos, rastreamento de remessas internacionais, entre outros. 

Cada um dos blocos que a compõem contém uma assinatura digital única, também conhecida como hash. E o que transforma o processo em uma grande corrente de blocos é que, além do próprio hash, cada bloco contém o hash do bloco anterior, interligando as informações. 

Não é possível verificar qual operação foi realizada, com informações detalhadas do processo, apenas conferir que uma operação foi realizada. Uma vez cadastrada na blockchain, não pode mais ser desfeita. 

Blockchain e Bitcoin são a mesma coisa? 

Não, são coisas diferentes, apesar de caminharem juntas. Blockchain, como vimos anteriormente, é um banco de dados que registra operações digitais. Bitcoin é a primeira criptomoeda baseada na tecnologia. 

Todas as operações envolvendo o Bitcoin, Ethereum, Litecoin e outras criptomoedas ficam registradas na blockchain. 

Como todo tipo de ativo de renda variável, que apresenta volatilidade e risco natural do investimento, é preciso se informar bem antes e entender se faz sentido para o seu perfil de investidor

Seja sócio das empresas do futuro com a beegin.

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.