Bull market: quando o mercado cresce aceleradamente

bull market
beegin -invista em startups

O mercado financeiro é conhecido por ter inúmeras expressões muito específicas sobre suas operações e o dia a dia das movimentações do mercado. O termo bull market é um deles, bastante conhecido por quem investe na bolsa de valores

Mas o que é o bull market e como ele é impactado pelas movimentações de mercado? A expressão tem relação com a tendência de negociações do mercado e indica que o preço das ações está em alta. 

Esse movimento é o contrário do bear market, que indica que a tendência do mercado é de baixa, com preços em queda e volume de operações menor. Entender essa diferença entre bear market e bull market é importante para saber quando comprar e quando vender. 

O que é bull market?

A expressão bull market, na tradução livre para o português, é mercado do touro. Recebe esse nome inspirado no movimento de ataque do animal contra seus predadores, que costuma ser de baixo para cima, em um movimento ascendente. 

De forma prática, o termo é usado para expressar que o mercado de ações está em um momento de alta, ou seja, muitas negociações acontecendo e preço das ações está mais alto. 

Para o investidor que soube aproveitar o momento de baixa, também conhecido como bear market, tem a oportunidade de usar essa tendência de alta e vender ações por um preço mais alto do que o pago inicialmente.

Existem uma série de fatores que podem interferir no comportamento do mercado financeiro, fazendo com que haja volatilidade e tendência de alta em ativos de renda variável, como é o caso das ações. Entre eles, estão: 

  • Crescimento do PIB;
  • Aumento da taxa de emprego;
  • Lucratividade em alta das empresas;
  • Queda nas taxas de juros;
  • Entre outros. 

Quanto tempo dura o bull market? 

Não existe uma duração exata para a fase de bull market do mercado. Ela pode durar dias, meses e, em alguns casos, até mesmo anos. É um desafio do mercado financeiro prever ou estimar quanto tempo esse momento irá durar. 

Por isso, é importante acompanhar as informações sobre o mercado financeiro, sobre a economia do país e também buscar dados por meio de casas de análise e investimento para tentar entender o ânimo do mercado para os próximos dias. 

Ter essa percepção pode ajudar o investidor a fazer bons negócios e conseguir comprar ações na baixa e, segurar sua posição enquanto fizer sentido e vender na alta, realizando lucro nas operações. 

Diferença entre bull market e bear market

Como mencionado anteriormente, bull market e bear market são momentos diferentes do mercado financeiro. No bull market, a tendência das negociações na bolsa de valores é de alta, com preços elevados. Momento considerado bom para a venda. 

Já no bear market, ou mercado do urso na tradução livre, a tendência é de baixa. Ou seja, ações vendidas a preços mais baixos já que a demanda está menor. Esse é considerado um bom momento para entrar no mercado e comprar ativos. 

Mas e se você quer investir em um mercado que está crescendo sem viver a montanha russa de emoções do bull market? Na beegin você pode investir em empresas de alto crescimento, mas com menor exposição à volatilidade do mercado. Confira!

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.