Capital de risco ou venture capital: saiba o que é

Capital de risco ou venture capital

Capital de risco ou venture capital é um tipo de investimento alternativo que tem ganhado cada vez mais espaço entre os investidores brasileiros. Trata-se de aporte financeiro em empresas de pequeno e médio porte que estão em fase de desenvolvimento. 

Empresas da área de tecnologia, também conhecidas como startups, são as que mais recebem esse tipo de investimento. Ele é considerado de alto risco, já que é feito nos estágios iniciais da empresa, quando ainda não atingiu maturidade e estabilidade suficientes. 

Exatamente por isso, pode ser um investimento de alto retorno. Pessoas físicas podem investir em capital de risco ou venture capital por meio de plataformas digitais de investimentos alternativos, como a plataforma beegin.invest, em um processo que pode ser tão simples como comprar ações na bolsa de valores. 

Por apresentar riscos mais elevados, alguns dos investidores que decidem alocar nesse ativo costumam ter uma participação mais ativa na empresa, tendo poder de voto e participando de decisões importantes sobre os rumos da companhia. 

Capital de risco ou venture capital apresenta baixa liquidez, já que é preciso tempo para que os investimentos se realizem, pois dependem de um evento de liquidez, como uma nova rodada de captação, o IPO da companhia ou a distribuição de dividendos. É possível ter algum retorno no curto e médio prazos, mas, em média, a liquidez do investimento acontece após 5 anos. 

As empresas que recebem o investimento usam a verba para contratar novos funcionários, expandir a estrutura da empresa, melhorar sua operação e o produto oferecido aos clientes ou até mesmo ter capital de giro. 

Os fundos de investimento em capital de risco ou venture capital costumam levantar recursos de vários investidores e selecionar as melhores empresas dentro do perfil procurado para investir os recursos e acompanhar de perto o seu desenvolvimento. 

Capital de risco ou venture capital é um ativo de renda variável que pode compor uma carteira diversificada de investimentos para tentar conseguir rentabilidades atrativas no longo prazo. 

Quer saber mais sobre capital de risco ou venture capital e entender se é o tipo de investimento para você? Conheça os cursos oferecidos pela Solum.ed e fique por dentro desse ativo.

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.