Cinco livros para você aprender a investir

Livros para aprender a investir
beegin -invista em startups

Para investir bem é necessário conhecimento. Ao entender como funcionam determinados mercados, ou como avaliar corretamente um ativo, um investidor toma uma decisão mais consciente e embasada. Para ajudá-lo neste aprendizado, listados cinco livros que são referência para quem quer aprender a investir

O investidor inteligente

Benjamin Graham, autor de “O investidor inteligente”, é considerado o criador do conceito de “investimento em valor”, por meio do qual o investidor analisa os fundamentos econômicos de uma empresa para estimar o seu valor. Trata-se de uma estratégia de investimento com foco no longo prazo, e tem sido adotada por referências do mercado de capitais, em especial Warren Buffett.

O mais importante para o investidor

Howard Marks, autor de “O mais importante para o investidor”, é o fundador da Oaktree Capital, uma gestora de ativos especializada em investimentos alternativos. Ele lista 18 tópicos que Marks considera fundamentais para uma estratégia adequada de investimento, todas elas focadas na avaliação do valor da empresa e na sua correlação com o preço de mercado.

Princípios

Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, consolida em “Princípios” os fundamentos que movem suas decisões tanto no mercado financeiro quanto na própria vida. Neste livro, ele compartilha o resultado de quarenta anos de experiências e reflexões no mercado de capitais norte-americano e global.

Os axiomas de Zurique

Em “Os axiomas de Zurique”, o jornalista Max Gunther analisa e consolida os princípios que embasaram as estratégias adotadas pelos investidores suíços no pós Guerra, e que tornaram o sistema financeiro do país um dos mais relevantes do mundo. Os 12 axiomas listados pelo autor reúnem atitudes a serem tomadas diante do risco, ganância, otimismo e planejamento financeiro, entre outros.

Warren Buffett e a análise de balanços

Escrito por Mary Buffett e David Clark, “Warren Buffett e a Análise de Balanços” mostra como o investidor Warren Buffett analisa o balanço de empresas para decidir se uma oportunidade está alinhada à sua estratégia de investimentos ou não. Em especial, ele mostra os coeficientes financeiros preferidos do investidor.

Todos esses livros apresentam aprendizados válidos para o investidor interessado em incluir empresas de capital fechado em seu portfólio. Para tirar melhor proveito desta leitura e começar a aprender a investir, vale a pena conhecer mais a fundo o mercado brasileiros de ativos alternativos, por meio dos cursos de investimento da Solum.ed.

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.