Como economizar dinheiro: veja 7 dicas importantes

Como economizar dinheiro
beegin -invista em startups

Cada vez mais se fala sobre como investir, bolsa de valores, carteira de investimentos e outros assuntos relacionados. Mas é importante dar um passo atrás e entender como economizar dinheiro para poder entrar no mundo dos investimentos. 

Ter consciência de quanto dinheiro se ganha por mês, quais são as dívidas que fazem parte do orçamento, se sobra dinheiro a ser investido ou se é uma fase de apertar os cintos para conseguir dar conta das despesas. 

Saber todas essas informações e ter uma forma de controlar isso para entender qual o momento financeiro está sendo vivido é essencial para juntar dinheiro, zerar as dívidas e começar a investir

7 dicas sobre como economizar dinheiro

Existem alguns passos importantes que precisam ser tomados na hora de economizar dinheiro. Por isso, separe papel e caneta e anote as dicas importantes que serão transmitidas aqui. 

1) Faça um diagnóstico financeiro

Para saber se você já consegue economizar dinheiro, é preciso entender como está a sua vida financeira. Para isso, é importante fazer um diagnóstico detalhado do seu momento financeiro atual. 

É preciso mapear quanto você recebe por mês, incluindo valores fixos e variáveis, para saber qual é o saldo disponível para ser trabalhado no mês. Depois, é importante levantar todos os custos mensais, também fixos e variáveis. 

Nesse caso, os custos fixos são aqueles que se repetem todos os meses, como água, luz, internet etc. Já os variáveis, como o nome diz, não acontecem todos os meses, mas podem ser previstas, como presentes, despesas esporádicas etc. 

Com isso em mãos, é possível saber se há espaço para guardar dinheiro ou se é preciso rever gastos e cortar itens dispensáveis, como TV a cabo, serviços de streaming, entre outros. 

2) Quite suas dívidas

Um dos grandes impeditivos de economizar dinheiro é o acúmulo de dívidas. Portanto, é importante levantar todas que estão ativas e tentar negociar o pagamento com desconto ou alguma outra forma facilitada. 

O importante é garantir que o orçamento fique livre de despesas com juros elevados, que consomem aos poucos a sua saúde financeira. 

3) Gaste menos do que ganha

Pode parecer óbvio em um primeiro momento, mas é importante ressaltar que o passo mais importante para economizar dinheiro é conseguir gastar menos do que ganha. Com isso, sobra dinheiro no final do mês para ser trabalhado em economias e, até mesmo, em investimentos. 

Para isso, será necessário ter controle dos gastos, evitando exageros, pensando no longo prazo e no que será possível fazer com o dinheiro que não foi gasto. 

4) Crie uma reserva de emergência

Você já mapeou todos os gastos e ganhos ao longo do mês e identificou que há um saldo disponível a ser usado. É importante criar a sua reserva de emergência para garantir que terá recursos em caso de imprevistos como a perda do emprego. 

A reserva de emergência equivale ao seu custo mensal em um período que pode variar de 3 a 12 meses. É essencial criar essa reserva para ter tranquilidade nas decisões em caso de situações inesperadas. 

5) Evite parcelamentos longos

Um dos grandes inimigos da economia de dinheiro é o acúmulo de parcelamentos longos de compras. Isso faz com que haja descontrole nas finanças por criar a sensação de que se pode contrair mais dívidas ao longo do mês. 

Sempre que possível, economize o dinheiro antes de fazer a compra e tente pagar à vista. Isso pode proporcionar algum desconto na operação e ainda evita muitos parcelamentos ao mesmo tempo. 

6) Tenha mais de uma fonte de renda

Além de economizar dinheiro, é importante descobrir novas formas de fazer dinheiro. Por isso, é importante ter uma renda extra, para que você diversifique suas entradas e consiga economizar ainda mais. 

7)  Invista seu dinheiro

Depois que você já seguiu esses importantes passos, fez um diagnóstico, quitou as dívidas, criou sua reserva de emergência e diversificou as fontes de renda, é hora de investir parte do dinheiro para aumentar o valor do seu patrimônio. 

Para isso, identifique seu perfil de investidor e faça um planejamento financeiro para entender quais são os tipos de ativos que irão combinar melhor com os seus objetivos. E estude sobre o mercado financeiro e as principais diferenças entre renda fixa e renda variável

São passos importantes a serem seguidos para ter uma vida financeira saudável e próspera. Esse controle irá permitir que você realize sonhos e alcance objetivas de forma mais organizada. 

Agora que você já tem informações para começar, fique de olho nas oportunidades de investimento disponíveis na beegin. 

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.