Como investir: o que você precisa saber para começar

Como investir de maneira segura

Antes de começar a investir, o mercado financeiro pode parecer assustador. São muitos termos específicos, diferentes tipos de investimento e rentabilidade e uma série de cuidados importantes a serem tomados. Por isso, é importante saber como investir de maneira mais segura. 

Existem alguns passos que são importantes para garantir que o investidor consiga entender os ativos disponíveis, conhecer o seu perfil e conseguir chegar aos seus objetivos de curto, médio e longo prazo. 

O mundo dos investimentos pode atender investidores que estão iniciando e ainda não têm muito capital para trabalhar, como também perfis intermediários que já contam com mais recursos, até os investidores profissionais que trabalham valores mais elevados. 

Como investir? 

Para começar a investir, o novo investidor irá precisar buscar algumas informações importantes que serão necessárias. Por isso, uma das primeiras recomendações é encontrar fontes confiáveis para se informar e garantir que não estão passando orientações equivocadas. 

Quando o assunto é dinheiro, todo cuidado é pouco. Por isso, esse conteúdo pode ser um guia inicial para que você entre no mercado financeiro e comece a criar sua carteira de investimentos

Alguns dos passos mais importantes são:

  • Crie um planejamento e defina objetivos;
  • Conheça o seu perfil de investidor;
  • Abra conta em uma plataforma de investimentos;
  • Entenda as diferenças entre renda fixa e renda variável;
  • Seja paciente e não aja por impulso. 

Crie um planejamento e defina objetivos

Antes de pensar em investir o dinheiro, é importante saber os motivos para dar esse passo. É importante ter um planejamento traçado para orientar os seus passos no mercado financeiro. Além disso, ter metas e objetivos definidos ajudam a se manter coerente nas escolhas de ativos e prazos de vencimento. 

Defina se irá precisar do dinheiro no curto, médio ou longo prazo para entender quais são os investimentos que fazem sentido e quais não podem ser usados por ter uma data de vencimento que não combina com os seus planos. 

Conheça o seu perfil de investidor

Assim como ter objetivos definidos, é importante também conhecer o seu perfil de investidor para entender até que ponto é possível correr riscos sem entrar em desespero e tomar medidas desnecessárias. 

Os investidores são divididos em conservador, moderado e arrojado. 

  • Conservador: investidor com alta resistência ao risco, prioriza muita renda fixa e pouquíssima renda variável;
  • Moderado: mais resistência ao risco, mas ainda mantém uma carteira balanceada;
  • Arrojado: alta resistência ao risco, priorizando a renda variável. 

Abra conta em uma plataforma de investimentos

Para investir, é necessário ter conta em uma corretora de valores, banco ou plataforma de equity crowdfunding que tenha acesso a produtos financeiros diferenciados. É possível realizar essas operações de forma autônoma, por meio de aplicativo ou pelo site da corretora. 

Escolha uma que ofereça taxas vantajosas e não cobre por todos os serviços. Como existem opções atualmente, fica mais fácil escolher uma opção mais vantajosa. 

Entenda as diferenças entre renda fixa e renda variável

Entender as diferenças entre renda fixa e renda variável é essencial para escolher quais ativos irão compor a sua carteira e como eles serão distribuídos de forma que atenda os seus objetivos. 

De forma resumida, renda fixa tem a rentabilidade previsível e acordada no início do investimento, com menor exposição ao risco e menores retornos. Já a renda variável é volátil, apresenta maiores riscos, mas também maiores chances de retorno. 

Seja paciente e não aja por impulso

O mundo dos investimentos é muito dinâmico, volátil e imprevisível. O investidor mal informado pode ser pego de surpresa e acabar tomando decisões precipitadas que irão gerar prejuízo financeiro. 

Por isso, é importante estar ciente dos possíveis riscos e entender que essas oscilações fazem parte do jogo. Ter paciência e buscar informações confiáveis é essencial para garantir boas escolhas ao longo do processo. 

Agora que você já tem informações para começar, fique de olho nas oportunidades de investimento disponíveis na beegin. 

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.