Como ter sucesso nos investimentos?

como ter sucesso nos investimentos

A cada dia que passa temos mais pessoas entrando no mundo dos investimentos, se preocupando com educação financeira e entendendo que a importância de investir e ter um bom planejamento financeiro vai proporcionar qualidade de vida e mais liberdade nas decisões.

Por isso, hoje eu vou te dar dicas valiosas de como alcançar sucesso nos investimentos. 

Vamos lá?

Olá, investidor! 

Investir bem te proporciona poder de escolha. Já pensou em poder realizar sonhos ou ter um crescimento de patrimônio que te de segurança no longo prazo? Parece uma realidade muito distante, mas não é. Com disciplina e foco é possível e, eu vou te dar o passo a passo para alcançar sucesso com seus investimentos.

O primeiro passo é TER UMA ESTRATÉGIA SIMPLES. O investidor que está começando geralmente procura estratégias complexas, acreditando que isso vai trazer maiores resultados. Mas não é bem assim, como o grande investidor Warren Buffet diz: “Parece haver uma característica humana perversa que gosta de fazer as coisas fáceis difíceis” Ou seja, a gente gosta é de complicar o que não precisa ser complicado.

O segundo passo é TER VISÃO DE LONGO PRAZO. Essa é a grande regra de ouro, que apesar de ser muito falada, poucas pessoas conseguem seguir a risca. Se você olhar o movimento da bolsa brasileira nos últimos 12 meses, você vai encontrar isso aqui:

Como vocês podem observar, muitas quedas e altas. Isso é a bolsa de valores, não tem para onde fugir. Mas quando olhamos no longo prazo. Olha o que acontece:

Por mais que existam momentos com maior queda, a tendência no longo prazo é sempre o crescimento.  

Terceiro passo é SABER MITIGAR RISCOS

O nosso terceiro passo é sobre mitigar riscos. Como em qualquer atividade, projeto, iniciativa que você vai executar na sua vida, seja pessoal ou profissional, o gerenciamento dos riscos é importante.

E nos investimentos isso não é diferente. Você não pode colocar todas as suas fichas em apenas um lugar e, o segredo para isso, é a diversificação da sua carteira.

A diversificação  pode ser a partir de ativos diferentes, moedas diferentes, nichos diferentes e por aí vai. O importante é ter uma carteira variada e que possa te proteger em momentos de crise.

O quarto passo é super importante, mas antes de eu te contar, não deixe de se inscrever no canal para assistir a mais vídeos como esse!

De volta para o último passo para alcançar o sucesso nos seus investimentos, que é ter controle emocional. Isso mesmo que você acabou de ouvir. O controle emocional é fundamental para garantir uma constância nos investimentos e o foco nas estratégias, principalmente de longo prazo.

Já sabemos que os investimentos sofrem variações com fatores externos e, principalmente quem está exposto na bolsa de valores, vai passar por uma alta volatilidade em seus ativos.

E aí que o controle emocional é fundamental. Quando passarmos por momentos de crise, como a pandemia, em que a bolsa caiu drasticamente, não é o momento de se desesperar e sair vendendo tudo! Até porque, se você vender nesses momentos de baixa, vai perder dinheiro.

Ou seja, é necessário se manter firme nas suas decisões e parar de se preocupar com qualquer mudança que acontecer.

Se mesmo assim você ainda acha que a imprevisibilidade da bolsa não é pra você e quer investir de um jeito diferente, tenho uma dica extra. Os investimentos alternativos não estão correlacionados diretamente à bolsa, ou seja, sofrem menos com essa volatilidade.

Mas são investimentos para longo prazo, então não comprometa uma parcela significativa do seu patrimônio. Inclusive, a própria instrução da CVM (ICVM 588) define parâmetros máximos de investimento dependendo do seu patrimônio total e perfil de investidor.

Então, clica nesse link e conheça a beegin. Uma plataforma de investimentos alternativos com diversos negócios promissores!

Agora que você já sabe os quatro passos para ter sucesso nos investimentos: mãos à obra!

Até a próxima, investidor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.