Dividendo: saiba o que é e como funciona

Dividendo

Você tem vontade de investir na bolsa de valores e quer saber o que são dividendos e como eles são pagos? Esse artigo vai explicar em detalhes tudo sobre esse diferencial do mercado de ações

Muito se fala sobre viver de dividendos e não precisar trabalhar, mas é preciso entender como de fato isso funciona para que o investidor que decida optar pela renda variável saiba o que pode esperar. 

A compra de qualquer ativo deve ser feita a partir de uma análise detalhada do seu mercado, para que não haja surpresas. 

O que é dividendo

Os dividendos são parte do lucro de uma empresa pagos por ação para os seus investidores elegíveis a recebê-los. Esse pagamento pode ser feito a três, seis ou doze meses. 

A partir do momento que o investidor compra ações de uma empresa, ele passa a ser sócio dela, ou seja, se torna proprietário de um pedaço da empresa. 

Essa aquisição faz com que possa haver rendimento de duas formas: pela valorização do preço da ação, que pode ficar mais cara do que o que foi pago no momento da compra. 

E a outra é pelo recebimento dos dividendos, ou seja, a repartição de parte do lucro da companhia entre os seus acionistas. 

Como funciona o pagamento de dividendos

O conselho da empresa decide pelo pagamento de dividendos aos acionistas após análise financeira da companhia. De acordo com a lei 6.404/1976, ou lei das SAs, a empresa deve distribuir pelo menos 25% do lucro líquido ajustado. Este percentual pode ser reduzido por decisão da Assembléia Geral Extraordinária de acionistas, desde que ela conte com quórum qualificado de pelo menos 50% das ações com direito a voto.

Com a aprovação do pagamento, é emitida uma declaração com as seguintes informações:

  • Valor dos dividendos: total que será pago pelas ações;
  • Data de registro: data de registro do pagamento dos dividendos;
  • Data de pagamento: dia de pagamento dos dividendos. 

Depois disso, é feito protocolo na CVM para tornar pública a informação de pagamento de parte dos lucros da empresa. 

Por fim, o pagamento acontece. Para que o investidor tenha direito de receber dividendo, ele precisa ter comprado as ações até uma data limite, conhecida como data ex, quando a partir dela o investidor passa a não ter acesso a esse benefício. 

O que é uma carteira de dividendos

Pensando em diversificar os investimentos, é possível criar uma carteira de ações com empresas que paguem bons dividendos. 

Essa diversificação permite que o acionista tenha variedade em sua carteira e se proteja das possíveis oscilações das ações. Com ações de empresas de setores diferentes, é possível que enquanto um segmento possa se desvalorizar, outro apresente alta nos seus lucros. 

É possível viver de dividendos? Como o pagamento é feito de acordo com a quantidade de ações em posse do investidor, é necessário um total considerável de papéis da empresa para receber dividendos que possam servir como única fonte de renda.

Além dos dividendos, pensando em investimento de longo prazo, será possível registrar lucros a partir da valorização das ações ao vendê-las ao longo do tempo. 

Gostou do conteúdo e quer saber ainda mais sobre o mercado financeiro? Fique por dentro de todos os conteúdos e cursos oferecidos pela Solum.ed

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.