Economia real: o que é como movimenta o mercado

Economia real
beegin -invista em startups

A economia real é conhecida por ser aquela que movimenta o mercado, gerando mais renda, aumentando a produção e empregando mais pessoas. Por isso, os investimentos alternativos são na maioria das vezes focados e baseados nela. 

Mas, na prática, o que é a economia real? Ela envolve diretamente a produção do país, seja com a construção de novos prédios, a abertura de negócios físicos como restaurantes e hotéis, ou a prestação de algum tipo de serviço. 

Para entender como isso pode fazer parte de uma carteira diversificada, siga a leitura desse artigo para entender tudo sobre o assunto. 

O que é economia real

A economia real envolve tudo que é responsável pela geração de riqueza, emprego e renda no país. Ou seja, atividades ligadas à produção e circulação de bens pela sociedade. 

Essa geração de riqueza, aumento de renda e também produção faz com que novos empregos sejam gerados, o total de gastos aumenta, fazendo com que o PIB do país cresça. 

Como funciona

A economia real funciona a partir da produção e prestação de serviços. Ou seja, se um novo prédio será construído, ele precisará de engenheiros, pedreiros, empresas de decoração e acabamento e demais serviços. 

O investimento feito para a construção desse prédio será responsável por aumentar a produção do país, gerando empregos diretos e indiretos e comprando materiais de construção e demais insumos necessários. 

Diferença com o investimento especulativo

Quando se investe na economia real, o recurso aportado é utilizado diretamente em projetos que dinamizam a atividade econômica, geram empregos e movimentam a cadeia produtiva. Já os investimentos especulativos são operações que exploram a variação dos preços dos ativos, sem considerar o seu impacto.

Gostou do conteúdo e quer aprender ainda mais sobre o mercado financeiro e como diversificar seus investimentos? Confira as melhores empresas para investir na beegin.

Perguntas frequentes

O que é o setor real da economia?

O setor real da economia envolve tudo que é responsável pela geração de riqueza, emprego e renda no país. Ou seja, atividades ligadas à produção e circulação de bens pela sociedade. 

Como investir na economia real?

Para investir na economia real, você pode alocar seu patrimônio em empresas de alto crescimento, como startups e scale-ups, ou negócios, como empreendimentos imobiliários. Isto pode ser realizado por meio de plataformas autorizadas pela CVM para atuar em crowdfunding de investimento.

Por que o investimento é importante para a economia?

Ao investir em empresas ou negócios de alto crescimento, o seu capital ajuda a gerar empregos, dinamizar a atividade econômica e ativar cadeias de valor, promovendo impactos na sociedade como um todo.

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.