Descubra o que as empresas unicórnio têm em comum

Empresas unicórnio
beegin -invista em startups

A trajetória de startups desde as primeiras ideias até o sucesso passa por diversas etapas. O objetivo de muitas delas é se tornarem empresas unicórnio, que se consolidaram e atingiram valor de mercado significativo.

Do ponto de vista do investidor, identificar projetos promissores, com potencial para atingir o patamar de uma startup unicórnio, é um objetivo a ser alcançado. Embora seja um desafio complexo, dá para identificar os indícios de empresas com alta possibilidade de crescimento, ideais para investir.

Se você deseja conhecer mais sobre as empresas unicórnio e suas características de modo a identificar oportunidades no mercado, veio ao lugar certo!

O que são as empresas consideradas unicórnio

As empresas unicórnio são negócios, geralmente startups, que atingem o valor de mercado superior a US$1 bilhão antes de realizar o IPO. Em outras palavras, consistem em empresas que alcançaram um valor significativo antes de vender ações na bolsa de valores.

O termo unicórnio foi citado pela primeira vez, em 2013, pela investidora americana Aileen Lee para nomear startups que atingiram o valor de US$1 bilhão. A ideia da expressão é identificar empreendimentos que atingiram algo raro, difícil de se conquistar.

As empresas unicórnio no Brasil

Embora os períodos de instabilidade sejam comuns na economia brasileira, o país oferece inúmeras oportunidades para as startups. São diversos nichos que apresentam negócios promissores que iniciaram com ideias consideradas inacreditáveis e conquistaram o sucesso.

Alguns dos principais exemplos de empresas unicórnio no Brasil são:

  • 99;
  • Loft;
  • Loggi;
  • iFood;
  • Stone;
  • Nubank;
  • Creditas;
  • C6 Bank;
  • Quinto Andar.

Características das empresas unicórnio

Toda empresa que atingiu o sucesso e é considerada unicórnio, tem características em comum. Sendo assim, entender sobre essas questões é a melhor maneira para ter um parâmetro e facilitar a análise de analisar oportunidades no mercado.

Veja, a seguir, quais as características típicas de empresas com bom potencial para se tornar unicórnio no futuro!

Inovação disruptiva

Praticamente todas as empresas unicórnio têm ideias que revolucionam o segmento que atuam, mesmo que sejam consideradas complexas. Dessa forma, a inovação disruptiva é característica marcante e presente em startups promissoras.

Na definição de Clayton Christensen, inovação disruptiva é um processo em que uma tecnologia, produto ou serviço é transformado ou substituído por uma solução inovadora superior. Essa superioridade precisa ser percebida pelos consumidores, por ser mais acessível, simples ou conveniente.

Economia do compartilhamento

Algumas empresas que chegaram a um valor de mercado significativo apostaram na economia do compartilhamento, sendo algo vantajoso para o público. Diante disso, é importante ter atenção para empresas em fase embrionária que desenvolvem soluções considerando esse fator.

Base tecnológica

A tecnologia está transformando todos os modelos de negócio, permitindo oferecer ao mercado soluções cada vez mais modernas. Portanto, empresas que usam tecnologia para melhorar a forma como oferecem seus serviços e produtos podem ter maior crescimento no segmento de atuação.

Demanda reprimida elevada

As soluções da empresa, sejam produtos ou serviços, devem ser desenvolvidas para gerar reconhecimento e interesse imediato do público-alvo. Por serem disruptivas, as empresas unicórnio acabam atingindo demandas elevadas, mas que estão deprimidas, o que as deixa fora do radar do mercado. Isto, reflete diretamente na escalabilidade do negócio.

Customer centric

Toda empresa unicórnio cria suas soluções para atender necessidades específicas com foco total no consumidor. Diante disso, o customer centric, ou cliente em primeiro lugar, é uma característica presente em grande parte dos negócios de sucesso, que atingiram o patamar de unicórnio.

Cultura organizacional forte

A cultura organizacional forte e bem estruturada é característica importante e comum em negócios de sucesso, devido à importância da gestão interna para a tomada de decisões e organização do planejamento empresarial, fator crucial para empresas unicórnio.

Ao analisar as possibilidades de ativos para compor a carteira de investimentos, considerar essas características é substancial. Afinal, são pontos relevantes em outros negócios que conseguiram atingir crescimento acelerado, gerando ótima rentabilidade.

Como pôde notar nesse artigo, entender as características das empresas unicórnio é indispensável para identificar bons negócios no mercado. É a oportunidade ideal para encontrar projetos em fase inicial e realizar aplicações que vão contribuir para multiplicar o patrimônio.

Gostou do conteúdo? Separamos outro artigo agregador aos seus conhecimentos. Leia este artigo de Donato Ramos, colunista da beegin, sobre as grandes empresas do futuro serem as pequenas e médias de hoje e busque as melhores oportunidades no mercado!

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.