ERP e fintechs integradas, a nova onda de inovação

beegin -invista em startups

Começa a ganhar força na indústria de tecnologia uma nova onda de inovação entre os ERP: a sua transformação em fintechs, startups que estão transformando os serviços bancários. 

Tempos atrás, quando as ERPs surgiram, vieram para facilitar o controle de fluxo de caixa das empresas, seus estoques e até mesmo demandas administrativas. Agora, com o crescimento das fintechs, começa a ganhar espaço a integração entre essas duas soluções para facilitar a vida das empresas. 

Entender como essa integração funciona e quais os possíveis benefícios a serem conseguidos com ela é bastante importante para os dias atuais. 

O que é ERP

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão integrado, em tradução livre. O seu objetivo é integrar em um sistema único atividades importantes de uma empresa, passando por fluxo de caixa, controle de estoque, vendas, recursos humanos, entre outros. 

O objetivo dessa plataforma integrada é concentrar todos os principais serviços em um só lugar, facilitando a vida de quem cuida da empresa e dando maior visibilidade a todas as operações. Também ajudam a minimizar a duplicidade de informações. 

O que é fintech

As fintechs são empresas que aliam a tecnologia ao sistema financeiro e oferecem serviços menos burocráticos que as instituições financeiras tradicionais. O termo fintech vem da junção, em inglês, de financial technology, ou tecnologia financeira. 

O seu grande diferencial, além de ser menos burocrático, é ter os serviços todos digitais, beneficiadas pelo avanço da tecnologia nos últimos anos. 

Para os clientes que optam por serviços oferecidos pelas fintechs, tudo é possível de ser realizado a partir do smartphone. Isso fez com que essas empresas chamassem atenção do público e ganhassem cada vez mais espaço. 

Como ERPs e fintechs trabalham juntas? 

Pensando em tornar o trabalho das empresas ainda mais fácil, alguns ERPs começaram a oferecer integração com fintechs. E qual benefício isso trouxe para quem usa esse tipo de serviço? 

Toda parte de cadastro de informações que precisariam ser feitas de forma manual sem essa integração podem ser automatizadas, tornando o processo mais ágil. Com isso, é possível realizar pagamentos e receber créditos de forma mais rápida. 

Além disso, adiciona uma camada de segurança porque ERPs que conseguiram se integrar a uma fintech atenderam a alguns requisitos importantes de segurança e irão torna a vida de seus clientes mais tranquila. 

A integração entre ERP e fintech pode trazer acesso a programas exclusivos oferecidos pela instituição financeira a seus parceiros de negócios. Isso pode ser atraente para empresas que estão em busca de benefícios e melhores condições. 

De forma geral, a integração entre ERP e fintech vem com o objetivo de eliminar etapas de processos, agilizar operações, facilitar o pagamento, recebimento e controle de caixa e também liberar tempo do time como um todo para ações mais estratégicas. 

Desafios de uma ERP que se torna fintech

Uma vez que há interface com uma fintech, é preciso prestar atenção às regulações existentes no sistema financeiro brasileiro. Isso é importante para manter as operações dentro da legalidade, manter a credibilidade dentro do mercado e poder seguir operando normalmente. 

Isso faz com que a governança e cuidado com as questões burocráticas precisem ser levadas a sério para evitar possíveis punições. 

Vantagens da integração entre ERPs e fintechs

As principais vantagens dessa junção estão em não precisar de homologação e testes bancários, o que agiliza o processo. 

Além de ter total visibilidade e controle do gerenciamento de pagamentos, já que o caminho percorrido por essa operação passa a ser mais curto. Isso permite controle maior do fluxo de recebíveis. Por fim, automatização dos processos de pagamentos e transferências.
Agora que entendeu mais sobre a integração entre ERPs e fintechs, fique por dentro de conteúdos relevantes sobre o mercado de investimento. Acompanhe as oportunidades de investimento disponíveis na nossa plataforma.

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.