No mercado de venture capital, um papel fundamental é exercido pelos investidores anjo. São eles que aportam capital nas startups de menor porte, ainda em estágio inicial, e viabilizam vários negócios que ganham tração e se tornam relevantes. Neste movimento, tem especial importância os grupos de anjos.
A cada ano, os investidores anjo preferem investir de forma coletiva. Levantamento anual da Anjos do Brasil aponta que 49% dos anjos preferem investir por meio de redes. Isto porque o investimento em grupo traz mais segurança ao investidor individual. Um grupo de anjos oferece diversos pontos de vista e competências complementares, capazes de avaliar as mais diferentes características de uma startup. Esta combinação de experiências e perspectivas torna o processo mais abrangente e seguro.
Neste artigo, vamos listar alguns dos principais grupos de anjos do Brasil.
Principais grupos de anjos
Anjos do Brasil
A Anjos do Brasil é a rede mais antiga e tradicional do ecossistema de startups do Brasil, sendo responsável também por disseminar a cultura de investimento anjo no País. Fundada em 2011 por Cássio Spina, reúne 500 investidores em núcleos espalhados pelo Brasil.
BR Angels
A BR Angels é uma rede fundada em 2019, que reúne 150 investidores, em sua maioria CEOs e empresários. Só este grupo já aportou mais de R$ 50 milhões em investimento anjo.
Insper Angels
Grupo de anjos formado por ex-alunos do Insper, o Insper Angels conta com mais de 400 investidores em sua rede, incluindo referências do ecossistema como Vitor Kawamura e Marco Poli.
GVAngels
Formado por ex-alunos da Fundação Getúlio Vargas, a GVAngels conta com 270 membros associados e já investiu R$ 35 milhões em 35 startups.
MIT Alumni Angels Brazil
Esta é uma iniciativa da MIT Club of Brazil, que reúne ex-alunos brasileiros do Massachusetts Institute of Technology e da MIT Sloan escola de negócios. Faz parte do MIT Alumni Angels, rede global de investidores anjo.
Como investir em startups
Além de fazer parte de um grupo de anjos, o investidor precisa ter às mãos os instrumentos adequados para avaliar uma oportunidade e contribuir com os colegas de rede. Entender conceitos fundamentais de valuation, due diligence e estruturação de rodadas é fundamental para este processo, e pode ajudar o investidor a se destacar na rede em que estiver inserido.
Para aprofundar nesses tópicos, um caminho é fazer os cursos de investimentos alternativos da Solum.ed.
Gostaria de saber como entrar em contato com os investidores anjos !
Tenho um projeto de uma empresa ,e um plano de negócio elaborado, de um grande lucro inicial e futuramente . No entanto não estamos com o valor total do investimento inicial !