A transformação dos modelos de negócio está atingindo os diferentes setores da economia. Na manufatura, ela é conhecida como indústria 4.0, nome que deriva da ideia de uma Quarta Revolução Industrial. Esta tendência está dando origem a diversas startups, que se tornam oportunidades interessantes para investidores de venture capital.
O que é indústria 4.0
Indústria 4.0 é o nome que se dá aos modelos de negócio que integram tecnologias digitais ao processo de manufatura, permitindo alavancar a produtividade industrial explorando diferentes oportunidades de ganhos marginais.
O nome surgiu de uma iniciativa do governo alemão, lançada em 2012, como parte de um esforço de recuperação econômica do país após a crise do subprime de 2008. A proposta era promover o desenvolvimento tecnológico na indústria e criar estruturas de cooperação entre todos os atores da inovação na Alemanha.
No decorrer da última década, este conceito se disseminou para diversos outros países. China, Estados Unidos, Coreia e vários outros aderiram a esta tendência, desenvolvendo tecnologias e fomentando startups com este foco.
No Brasil, a CNI colocou a indústria 4.0 entre suas prioridades. De acordo com a entidade, o impacto da adoção de tecnologias 4.0 na manufatura brasileira pode chegar a US$230 bilhões até 2030.
Quais são as tecnologias
Entre as várias tecnologias digitais de indústria 4.0, podemos destacar:
- Inteligência artificial: aplicação de inteligência de dados e aprendizagem de máquina para gerar insights sobre ganhos marginais de produtividade localizados;
- Internet das coisas: monitoramento de indicadores a partir da comunicação máquina a máquina, gerando dados que possam ser processados por algoritmos;
- Robótica avançada: robôs automatizados e altamente sensorizados, que agem de forma parcialmente autônoma e que interagem fisicamente com pessoas em seus ambientes;
- Simulação: aplicação de realidade virtual ou realidade aumentada para treinamento e simulação de processos industriais complexos;
Como investir em startups de indústria 4.0
De acordo com a Startup Base da ABStartups, o Brasil conta com 161 startups que oferecem soluções inovadoras para a indústria. Destas, 60 já estão em fase de tração, ou seja, já estão escalando suas operações.
Para mapear essas oportunidades, o investidor precisa acessar os ambientes nos quais são avaliadas e oferecidas startups para investimento. Alguns caminhos:
- Participar de grupos de investidores anjo;
- Ser mentor de aceleradoras de startups;
- Acessar plataformas de equity crowdfunding, como a beegin.
Para descobrir como analisar e investir em startups, faça os cursos de venture capital da Solum.ed.
Deixe um comentário