Muitas startups enfrentam desafios intensos para tirar o projeto do papel e atingir a sustentabilidade financeira e estabilidade no mercado. Diante disso, o investidor anjo tem função crucial e oferece aporte capaz de acelerar o desenvolvimento.
Nesse sentido, o investidor anjo é o profissional que investe recursos próprios e realiza mentoria em negócios na fase inicial da maturidade — um apoio significativo de modo a contribuir com o crescimento de startups, gerando soluções inovadoras no mercado.
Mas afinal, qual a importância do investidor anjo para os negócios no cenário nacional? Veja as características desse profissional, os principais grupos de investidores anjos no Brasil e como investir em plataformas de investimentos alternativos!
Investidores anjos no Brasil
O investimento anjo é uma modalidade de investimento alternativo que aplica capital em negócios em fase inicial. Assim, realiza aportes em startups que estão em desenvolvimento, mas que apresentam potencial de crescimento e necessitam de recursos para se lançarem no mercado.
Consiste em uma modalidade de investimento que oferece oportunidades interessantes aos investidores. Com o crescimento da empresa no mercado, o investidor anjo pode ter retorno significativo, principalmente em um cenário de juros baixos.
No Brasil, o investimento anjo é uma categoria legalizada e regulamentada pela Lei 155/2016, que permite a pessoas físicas e jurídicas a realização de aplicações de capital em microempresas, ou de pequeno porte com recursos próprios, para que os negócios possam se desenvolver.
O mercado brasileiro é promissor para o investimento anjo e, mesmo durante um período de crise, está em constante crescimento. Segundo dados do grupo Anjos do Brasil, o valor projetado de aportes em 2021 chegou a 80 milhões de reais, 76% de crescimento em relação a 2020.
Investimentos a médio e longo prazo
Toda startup passa por um processo de crescimento que varia conforme as soluções oferecidas e o segmento de atuação. Nesse contexto, o aporte de capital é um fator significativo para acelerar as etapas e promover desenvolvimento mais rápido.
Entretanto, os investimentos anjos acontecem na fase inicial de um projeto por isso, são considerados de retorno a médio e longo prazo. Afinal, a startup ainda passará por diversas etapas da maturidade até se tornar financeiramente sustentável e gerar lucros.
Principais características do investidor anjo
O investidor anjo é um profissional que desenvolve características marcantes, principalmente o conhecimento de mercado. Trata-se de um perfil que sabe reconhecer oportunidades em projetos em fase embrionária, com bom potencial de crescimento.
Assim, algumas das principais características dos investidores anjos são:
- capacidade de tomar decisões;
- são profissionais que têm liderança;
- vontade de gerar negócios inovadores;
- são interessados pelo empreendedorismo;
- capacidade para ser mentores das empresas;
- conhecimento de mercado e em gestão financeira;
- desejo de promover soluções interessantes para a sociedade.
Além disso, os investidores anjos têm participação ativa na gestão e desenvolvimento do projeto de uma startup. Por isso, auxiliam com a mentoria e na tomada de decisões, de modo a elevar a performance e aprimorar o planejamento estratégico.
Outra característica do investimento anjo é a adoção do capital recomendado, que destina até 10% do capital, já que os riscos e volatilidade podem ser elevados. É um cálculo que contribui para ter segurança e melhorar a experiência do investidor a longo prazo.
Geralmente, o investimento anjo acontece por um grupo de profissionais que realizam aportes que podem variar entre R$ 200 mil e R$ 1,5 milhão. Para isso, é definido um gestor que acompanhará e auxiliará a empresa no processo de desenvolvimento.
Grupos de investidores anjos no Brasil
No Brasil, existem diversos grupos de investidores anjos, que buscam startups promissoras e precisam de capital para se lançar no mercado. São profissionais que contribuem na evolução do mercado nacional, ajudando a promover soluções inovadoras e capazes de revolucionar o segmento.
Anjos do Brasil
A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne investidores para aplicar capital próprio em startups. É um portal que compreende investidores e empreendedores com objetivo de fomentar o mercado e auxiliar a potencializar o crescimento de negócios promissores.
BR Angels
Fundada em 2019, a BR Angels é um grupo de mais de 150 CEOs e profissionais, que realizam aportes em startups e oferecem mentoria. A plataforma conta com mais de 6 mil startups impactadas e aporte anual que atinge 65 milhões, favorecendo o crescimento de negócios inovadores.
GVAngels
A GVA Angels é um grupo que reúne mais de 300 investidores anjos em todo o país e realiza aportes em startups, potencializando o crescimento.
O foco do grupo é realizar aportes em startups em fase inicial com base tecnológica, com produto pronto, validação de mercado e apresenta alguma tração.
MIT Alumni Angels Brazil
O MIT Alumni Angels é uma comunidade internacional com sede em São Paulo, reunindo diversos ex-alunos do MIT. O objetivo do grupo é apoiar e fomentar o empreendedorismo com o investimento anjo e mentoria, facilitando o desenvolvimento de negócios inovadores.
Como investir em plataformas de investimentos alternativos
O acesso a oportunidades, negócios inovadores e com bom potencial de crescimento, muitas vezes, é algo complicado. Em meio a tantos projetos, identificar os que são promissores para fazer o aporte de capital requer atenção e estudo.
Em vista disso, a melhor alternativa para facilitar o processo de aporte com toda segurança e praticidade são as plataformas de investimentos. Trata-se de uma modernidade que oferece acesso a diversos ativos de empresas promissoras.
Uma plataforma digital apresenta diversas possibilidades de investimentos alternativos aos investidores. Dessa forma, basta escolher as oportunidades que mais combinam com o perfil de risco e realizar aplicações de maneira segura e prática.
É uma evolução do mercado financeiro e torna a realização de investimento anjo mais intuitivo e seguro. Afinal, é uma categoria regularizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e permite investir diretamente em negócios de capital fechado.
Exemplo disso é a beegin, uma plataforma de investimentos alternativos que confere diversos ativos e ofertas promissoras, que não estão na bolsa de valores. A plataforma é regulada pela Resolução 88 da CVM, sendo o meio ideal para investir, com segurança e toda facilidade.
Além de ter grande variedade de possibilidades para investir, na beegin o acesso aos ativos acontece de forma centralizada. Basta realizar um cadastro, identificar o seu perfil de investidor e analisar todas as opções disponíveis.
Após analisar e escolher os ativos compatíveis com seu perfil e objetivos, o próximo passo é confirmar e concluir o investimento. Nesse processo, é enviado o contrato para assinatura digital e, caso a rodada não atinja o valor mínimo de captação, você recebe o reembolso com toda segurança.
Todas as ofertas disponibilizadas na plataforma beegin são previamente selecionadas e analisadas por uma equipe de especialistas. Tudo para garantir negociações seguras e com boa possibilidade de gerar retornos conforme as expectativas.
Você pôde notar que o investimento anjo é uma categoria que contribui para evolução do mercado, gerando soluções inovadoras. Portanto, consiste na oportunidade ideal de encontrar projetos promissores e potencializar os rendimentos, multiplicando o patrimônio.
Agora que entendeu tudo sobre o investidor anjo, o que acha de ler um conteúdo completo e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro? Baixe agora mesmo o nosso guia de investimentos!
Deixe um comentário