Quais são as vantagens do investimento a longo prazo? Saiba onde e como investir

Investimento a longo prazo

Durante o processo de planejamento da carteira de investimentos, é natural priorizar ativos que ofereçam retornos mais rápidos, a curto e médio prazo.

No entanto, os investimentos a longo prazo são alternativas interessantes e ajudam a potencializar os lucros.

Nesse contexto, ter uma carteira equilibrada e com ativos a longo prazo contribui para elevar as oportunidades de multiplicar seu patrimônio — afinal, é uma maneira de fazer o dinheiro trabalhar para você, e quanto maior o tempo, melhores serão os rendimentos.

Para planejar o futuro com excelência, é imprescindível estudar essa categoria de ativo. O artigo, a seguir, explicará o que são os investimentos a longo prazo, quais as vantagens que oferecem e como investir!

O que são investimentos a longo prazo

Os investimentos a longo prazo consistem em ativos que oferecem retornos com maior espaço de tempo. Assim, o investidor aplica o capital, que permanece rendendo durante um período significativo (geralmente a partir de 5 anos).

Em outras palavras, é o ato de investir em uma modalidade de ativo que permite o resgate dos valores em um período maior. Com isso, as possibilidades de ter rendimentos expressivos são superiores, devido à incidência de juros compostos.

Trata-se de ativos que existem em diferentes modalidades, mas que têm o longo prazo de resgate como ponto em comum. Por esse motivo, é importante avaliar cada possibilidade com cautela, para encontrar negócios que sejam compatíveis com seus objetivos e perfil de risco.

Fundo de investimento

Os fundos de investimento são modalidades de aplicação coletiva, ou seja, acontece pela união de investidores para aplicar em um determinado ativo.

Na bolsa, os fundos podem ser operados a curto e longo prazo, em day trade ou swing trade. Os ativos a longo prazo, por sua vez, têm a rentabilidade direcionada aos investidores ao final do tempo.

Em vista disso, os fundos de investimentos podem aplicar capital em diferentes ativos no mercado, por exemplo:

  • ações;
  • fundos cambiais;
  • fundos fechados;
  • fundo de renda fixa;
  • fundos multimercado.

Investimentos alternativos

Considerado uma novidade promissora no mercado financeiro, os investimentos alternativos são aqueles realizados em empresas de capital fechado.

São ativos da economia real, que permitem investir em negócios e projetos que não têm ações na bolsa de valores. Alguns tipos de ativos considerados alternativos são:

Os investimentos alternativos focam em projetos específicos em diversos setores da economia, sem as oscilações e variações comuns do mercado tradicional.

Nessa modalidade, é possível aplicar capital em segmentos como:

  • startups;
  • construção civil;
  • setor imobiliário;
  • geração de energia.

Debêntures

Outra opção de investimentos a longo prazo comum no mercado são as debêntures. Consiste em títulos de dívidas, ou seja, é uma aplicação em ativos de uma empresa que precisa quitar débitos ou investir na expansão dos negócios para potencializar os resultados.

Assim, a empresa oferece debêntures no mercado em vez de recorrer a empréstimos, alternativas mais caras. Com isso, os retornos ao investidor acontecem a longo prazo e com rendimentos satisfatórios, dependendo da situação.

Vantagens no investimento de longo prazo

Os investimentos a longo prazo são importantes para a carteira de todo investidor, independentemente do perfil de risco. Como seu tempo de maturação é maior, oferece possibilidades para resultados robustos, além de proteger o dinheiro do investidor.

Portanto, são oportunidades para desenvolver um bom planejamento e organizar estratégias de rendimentos expressivos no futuro — o que contribui para a tranquilidade e recursos no momento certo de modo a realizar os objetivos pessoais.

Maior rentabilidade

A longo prazo, os juros acumulam por mais tempo e, com isso, aumentam a rentabilidade dos investimentos. Diante disso, o investidor tem a oportunidade de multiplicar seu patrimônio e alcançar valores maiores no futuro, superiores à maioria dos investimentos a curto e médio prazo.

Diversificação da carteira

Seja qual for o perfil de risco do investidor, os investimentos a longo prazo contribuem para diversificar e equilibrar a carteira. Sobretudo, são ativos que ajudam a:

  • proteger o patrimônio;
  • reduzir os riscos e as perdas derivadas das oscilações do mercado.

Planejamento pessoal aprimorado

Os investimentos a longo prazo são fundamentais para o investidor mirar em seus projetos de vida mais estruturais.. Alguns exemplos:

  • ampliar o patrimônio
  • ter uma reserva para o momento da aposentadoria.

Plataformas de investimentos alternativos

As plataformas de investimentos alternativos oferecem ótimas oportunidades, possibilitando aos investidores o acesso aos ativos de empresas promissoras, que atuam em segmentos movimentados.

Como são atrelados à economia real, os investimentos alternativos oferecem ativos com potencial para gerar bons resultados a um baixo risco, fator importante na preservação do patrimônio e aumento das possibilidades de retornos satisfatórios.

Além disso, os investimentos alternativos são modalidades seguras e regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Por isso, é uma oportunidade de investir com tranquilidade, aplicando capital em empresas escaláveis e com ótimo potencial de retorno.

Nesse sentido, para investir em ativos alternativos é necessário utilizar uma plataforma de investimentos, serviços disponibilizados por empresas credenciadas.

Assim, o aplicador terá acesso aos mais diversos ativos para escolher os que sejam compatíveis com o seu perfil e planejamento.

O processo de investimento em ativos alternativos acontece de forma simples:

  1. escolha de uma plataforma confiável;
  2. cadastro na plataforma;
  3. definição do perfil de risco;
  4. estudo sobre os ativos disponíveis;
  5. seleção da melhor opção;
  6. assinatura de um contrato;
  7. transferência dos recursos.

Se deseja investir em ativos alternativos promissores e com segurança, a plataforma beegin é a melhor alternativa.

Pela plataforma digital moderna e intuitiva, os investidores têm acesso a ativos promissores, de pequenas e médias empresas, com alta possibilidade de crescimento.

Na beegin, todos os ativos passam por uma análise criteriosa de profissionais especialistas antes de serem disponibilizados aos investidores — o que contribui para:

  • mitigar riscos;
  • oferecer negócios promissores;
  • aumentar as possibilidades de sucesso.

Dessa forma, basta fazer o cadastro na plataforma e definir seu perfil de risco, de modo a encontrar oportunidades ideais para seus objetivos. A plataforma beegin ainda oferece funcionalidades com intuito de monitorar ativos com precisão, aumentando a segurança.

Sobretudo, a plataforma atua com foco em conectar investidores com negócios em expansão nos mais diversos setores, como:

  • Saúde
  • Educação
  • Alimentos e bebidas
  • Conectividade digital
  • Games
  • Mercado pet
  • Agrotech

Agora que entendeu a importância dos investimentos a longo prazo para sua carteira, o que acha de ter acesso a oportunidades incríveis? Não perca tempo e conheça a plataforma beegin!

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.