Comparando a LIQUIDEZ entre 3 TIPOS de investimento

Antes de fazer um investimento, a liquidez é sempre algo importante de se considerar. Entender se a liquidez está alinhada com seus objetivos de curto, médio e longo prazo se torna essencial.

Neste vídeo, vamos analisar as diferenças e as semelhanças de liquidez entre três tipos de investimentos e como se planejar melhor em ambos os cenários. Fique com a gente até o final do vídeo para entender a estratégia adequada em cada um desses modelos.

Olá, investidor! 

Apesar do nome parecer um tanto complicado, o conceito de liquidez é algo relativamente simples. Liquidez é a facilidade em que um investimento pode ser “transformado” em dinheiro. A possibilidade do resgate de recursos investidos.

A rentabilidade e a liquidez são dois termos indissociáveis quando se trata de investimento. A relação entre os dois tende a ser inversamente proporcional. Investimentos com muita liquidez tendem a ser menos rentáveis, enquanto investimentos com alta rentabilidade costumam ter menos liquidez. Agora, qual dos dois é mais importante?

Na verdade, os dois! Esses dois conceitos são fundamentais, e a importância é saber adequar cada um de acordo com a sua estratégia e objetivo. Imagine precisar do seu dinheiro e não conseguir ter acesso a ele? Isso significa que você não levantou cada objetivo e separou entre: CURTO, MÉDIO e LONGO PRAZO. Dessa forma, cada parcela de investimento em sua carteira será adequada ao objetivo e você poderá elevar a rentabilidade na parcela de longo prazo, onde você não precisará de liquidez. Vou te dar um exemplo: APOSENTADORIA. Dependendo da sua idade, você não precisará de liquidez, pois é um objetivo de longo prazo, certo? Então, você irá buscar diversificar em investimentos que te forneçam maior rentabilidade e, provavelmente, não terão tanta liquidez.

Por isso, sempre que for realizar um investimento é importante avaliar: “por quanto tempo você está disposto a deixar seu capital investido e se ele é adequado com seu objetivo”. 

Para exemplificar esse conceito, vamos analisar 3 tipos diferentes de investimento: em renda fixa, em renda variável, com foco em negociação de ações na bolsa de valores tradicional e o investimento via equity crowdfunding. Mas antes já aperte o like, se inscreva no canal e ative o sininho para não perder nenhum vídeo! Tudo pronto? Vamos lá!

  1. INVESTIMENTOS DE RENDA FIXA

O primeiro investimento que vamos analisar é um título de renda fixa. Sabemos que a renda fixa tem por característica maior segurança e opções com maior liquidez. Sendo assim, vamos usar como exemplo um CDB com liquidez diária, ou seja, que você pode resgatar a qualquer momento e que tenha rentabilidade de 100% do CDI . Por ser um ativo que tem muita liquidez, ele te dá a rentabilidade básica do mercado, que é o CDI, que fica ali muito próximo da nossa taxa básica de juros, a SELIC. Ou seja, esse investimento é ideal para a sua reserva de emergência e objetivos de curto prazo, entre 1 a 3 anos. O foco aqui será a facilidade de resgate.  

Agora vamos analisar o segundo investimento! 

2)BOLSA DE VALORES

A Bolsa de Valores  serve para a negociação de ações de companhias de capital aberto. Cada ação é posta à venda, e corresponde a parcela do capital social da empresa. Assim, por meio da compra de ações, o investidor se torna um acionista da empresa.

Quando se trata da bolsa ou balcão organizado, as ações podem ser muito mais rentáveis do que a renda fixa, mas o risco também é mais elevado. O preço das ações pode variar diariamente de acordo com o cenário global, portanto, comprar e vender ações com objetivo de obter lucros no curto prazo nem sempre é uma boa estratégia. O mais indicado é utilizar a bolsa pensando no longo prazo, realizando uma análise baseada nos fundamentos das empresas escolhidas, buscando a valorização no crescimento da empresa.

Ok, mas e a rentabilidade? A expectativa de rentabilidade na renda variável é maior. Para você ter uma ideia, o índice Ibovespa teve rentabilidade média anual de 6,88% acima da inflação no período de 1968 a 2017. 

E, por mais que tenha liquidez diária, já que você pode vender suas ações a qualquer momento, nem sempre essa é a atitude mais indicada.   

3)EQUITY CROWDFUNDING

O terceiro tipo de investimento que vamos analisar é o equity crowdfunding, um modo de investimento privado, caracterizado como uma espécie de financiamento coletivo voltado para empresas. Essa modalidade é focada no fortalecimento e no crescimento de empresas emergentes que desejam se expandir. (e-card empresas emergentes).

Aqui na beegin, nossos especialistas fazem uma curadoria de empresas com alto potencial de crescimento para essa forma de captação. Essa prática tem, como seu ponto central, negócios menores e é viabilizada por  plataformas autorizadas pela CVM, que garante a segurança de todos os procedimentos. (lettering: Comissão de Valores Mobiliários).

O investimento em empreendimentos que se encontram em seus estágios iniciais tem em sua maioria um planejamento de longo prazo. Em média, essa forma de aplicação tem seus retornos em cerca de 5 anos.

Ou seja,  costuma ter maior potencial de rentabilidade, menor liquidez, mas também riscos maiores, já que estamos falando de empresas no início do seu ciclo de vida.

E nesse cenário de boas rentabilidades em potencial, temos uma novidade que pretende ajudar a aumentar também a liquidez dos seus investimentos. A BEE4 busca trazer uma alternativa de   liquidez quando se trata de investimentos em empresas emergentes, como um mercado de acesso para aquelas empresas que ainda não estão em um estágio de desenvolvimento propício  para  um IPO em bolsa de valores tradicional.

No mercado de acesso, o investidor tem disponível a liquidez do mercado secundário, podendo tomar parte na negociação de ações tokenizadas de empresas com alto potencial de crescimento. Com esse modelo inovador, assegurado por tecnologia blockchain, a BEE4 facilita e traz liquidez ao investimento. 

Para acessar as negociações da BEE4, faça seu cadastro por meio do portal da beegin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.