Melhores small caps: como identificá-las?

Melhores small caps

Para quem investe na bolsa de valores, é muito comum buscar informações sobre as grandes empresas, aquelas que são mais negociadas. Mas você sabia que existe uma oportunidade de ganhos expressivos ao apostar nas small caps? 

As small caps são ações de empresas menores, ainda em estágio de crescimento, com menor volume de negociações na bolsa. Por isso, elas apresentam um alto potencial de crescimento e podem ser atrativas para o investidor. 

Entender como essas empresas funcionam e como fazer para investir nelas pode ser interessante para investidores decididos a diversificar seus investimentos e criar um portfólio variado de ações em suas carteiras. 

O que são small caps? 

As small caps são ações de empresas que fazem parte da B3, bolsa de valores brasileira, mas que apresentam menor valor de negociação no pregão. São empresas de capital aberto com baixa capitalização de mercado. 

Assim como ações das maiores companhias, as small caps têm seus papéis negociados na bolsa, via home broker, e também podem ser escolhidas por meio de tickers. A diferença é que elas apresentam menor liquidez por serem menos negociadas pelos investidores.

A B3 tem um índice específico para agrupar informações dessas empresas e indicar se elas estão em um dia positivo ou negativo de negociações. O Índice Small Cap ou SMLL B3 reúne as 136 empresas classificadas como small caps e que podem ter ações negociadas na bolsa. 

Quais são as melhores small caps?  

Uma característica importante a ser entendida das small caps é que elas apresentam maiores riscos por serem empresas menores. Mas, ao mesmo tempo, também apresentam maior potencial de crescimento, já que ainda há um espaço considerável a ser explorado no mercado. 

Quais são as melhores small caps para investir em 2022? Com o atual cenário econômico do país, com inflação alta, baixa expectativa de crescimento e todas as incertezas de um ano eleitoral, apostar em empresas menores pode ser uma alternativa. 

Exemplos

Reunimos aqui algumas small caps que fazem parte do índice SMLL B3. 

Banrisul (BRSR 6)

O Banco do Rio Grande do Sul sofreu os impactos da pandemia e teve o preço da sua ação reduzido em cerca de 60%. Os preço estão mais baixos, mas no final do ano passado a empresa foi negociada por um indicador de preço sobre valor nominal de 0,5x. Nesse caso, é possível investir pagando metade do patrimônio. 

Mesmo sendo banco público e contando com os desafios que envolvem o poder executivo, é uma empresa promissora e que pode apresentar bons resultados. 

Espaço Laser (ESPA3)

Com a retomada dos negócios e suspensão das restrições impostas pela pandemia, serviços como os oferecidos pelo Espaço Laser podem voltar a ganhar espaço. Com isso, os resultados da empresa podem apresentar crescimento e valorizar suas ações. 

Pode ser uma das melhores small caps para se investir em 2022 considerando esse cenário de retomada econômica. 

Intelbras (INTB3)

A Intelbras, empresa focada em soluções tecnológicas para casas, condomínios, veículos e empresas passou pelo processo de IPO recentemente e já teve valorização de 37,5% em seus papéis. 

Com a retomada da economia, o investimento das pessoas e empresas em itens de segurança pode ganhar espaço e fazer com que os resultados da empresa sejam positivos. Por isso, ela é considerada uma das melhores small caps do ano. 

Investir em empresas menores pode ser uma forma de conseguir remunerações superiores aos da renda fixa, por exemplo. Por isso, confira as oportunidades de investir em pequenas e médias empresas na beegin. 

Padaria Pet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.