Modelo de negócio: como fazer e para que serve

modelo de negócio

O modelo de negócio descreve a lógica da criação, entrega e captura de valor por parte de uma empresa. Por meio dele, fica mais fácil para startups, por exemplo, conversar com fundos de venture capital e buscar investimentos para o negócio. 

Quando a empresa está começando, ela precisa ter clareza de onde pretende chegar, como irá gerar valor aos seus clientes, como irá criar o seu produto e como irá receber por essa solução criada. É aí que entra o modelo de negócio, que irá ajudar o empreendedor a refletir sobre questões importantes. 

O que é um modelo de negócio

O modelo de negócio é um framework desenvolvido com conceitos de design thinking para auxiliar empresas a contar a história de como conduzem ou pretendem conduzir o negócio. 

Baseado em um modelo de Alex Osterwalder, autor do livro Business Model Generation, o framework organiza a entrega de valor da organização a partir de nove pilares:

  • Parceiros-chave;
  • Atividades-chave;
  • Recursos-chave;
  • Oferta de valor;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Canais de vendas;
  • Segmentos de clientes;
  • Fontes de custos;
  • Fontes de receitas. 

Esse canvas, ou tela em branco a ser preenchida com as informações, irá nortear as ações tomadas pelos empreendedores, pensando no longo prazo, na geração de caixa e também na obtenção de rodadas de investimento para o negócio.  

Como fazer o modelo de negócio

Esse modelo de negócio é desenvolvido em workshops de ideação, no qual os participantes preenchem os quadros com post-its, para facilitar a edição dos pontos levantados, caso seja necessário. 

Todos os pontos trazidos para o modelo de negócio estão abertos para serem validados pelos empreendedores ao colocarem os conceitos na prática. Isso ajudará no desenvolvimento do negócio e na obtenção de avanços como o product market fit

É importante refletir bastante sobre os principais pontos na criação desse documento para garantir que o negócio caminhe na direção desejada, minimizando os riscos envolvidos na operação. 

O modelo de negócio acontece no estágio inicial de uma nova empresa, com o objetivo de direcionar os esforços em busca de um valuation almejado, ou no momento de reposicionamento do negócio ou desenvolvimento de novas frentes ou produtos

Gostou do conteúdo e quer aprender ainda mais sobre mercado financeiro, investimentos alternativos e o mundo de investimento em startups? Fique de olho nos conteúdos gratuitos e cursos oferecidos pela Solum.ed

Padaria Pet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.