O modelo de negócio descreve a lógica da criação, entrega e captura de valor por parte de uma empresa. Por meio dele, fica mais fácil para startups, por exemplo, conversar com fundos de venture capital e buscar investimentos para o negócio.
Quando a empresa está começando, ela precisa ter clareza de onde pretende chegar, como irá gerar valor aos seus clientes, como irá criar o seu produto e como irá receber por essa solução criada. É aí que entra o modelo de negócio, que irá ajudar o empreendedor a refletir sobre questões importantes.
O que é um modelo de negócio
O modelo de negócio é um framework desenvolvido com conceitos de design thinking para auxiliar empresas a contar a história de como conduzem ou pretendem conduzir o negócio.
Baseado em um modelo de Alex Osterwalder, autor do livro Business Model Generation, o framework organiza a entrega de valor da organização a partir de nove pilares:
- Parceiros-chave;
- Atividades-chave;
- Recursos-chave;
- Oferta de valor;
- Relacionamento com o cliente;
- Canais de vendas;
- Segmentos de clientes;
- Fontes de custos;
- Fontes de receitas.
Esse canvas, ou tela em branco a ser preenchida com as informações, irá nortear as ações tomadas pelos empreendedores, pensando no longo prazo, na geração de caixa e também na obtenção de rodadas de investimento para o negócio.
Como fazer o modelo de negócio
Esse modelo de negócio é desenvolvido em workshops de ideação, no qual os participantes preenchem os quadros com post-its, para facilitar a edição dos pontos levantados, caso seja necessário.
Todos os pontos trazidos para o modelo de negócio estão abertos para serem validados pelos empreendedores ao colocarem os conceitos na prática. Isso ajudará no desenvolvimento do negócio e na obtenção de avanços como o product market fit.
É importante refletir bastante sobre os principais pontos na criação desse documento para garantir que o negócio caminhe na direção desejada, minimizando os riscos envolvidos na operação.
O modelo de negócio acontece no estágio inicial de uma nova empresa, com o objetivo de direcionar os esforços em busca de um valuation almejado, ou no momento de reposicionamento do negócio ou desenvolvimento de novas frentes ou produtos
Gostou do conteúdo e quer aprender ainda mais sobre mercado financeiro, investimentos alternativos e o mundo de investimento em startups? Fique de olho nos conteúdos gratuitos e cursos oferecidos pela Solum.ed.
Deixe um comentário