NFT: o que é e para que serve essa novidade digital

NFT non fungible token

Já imaginou ter posse de um ativo digital original, que ninguém mais tem? É isso que o NFT, um investimento alternativo, proporciona por meio de operações na rede blockchain. Não entendeu nada? Leia o artigo até o final, vamos explicar em detalhes. 

O NFT (non-fungible token) ou token não fungível tem sido usado mundialmente para comercializar artes, memes e outros ativos digitais de forma rastreável. 

O que é NFT

O NFT é um token não fungível, ou seja, um certificado digital criptografado que está diretamente ligado a um produto único, seja ele físico ou digital. 

Esse token garante a autenticidade de um produto digital, seja um meme, imagem, vídeo, mensagens de redes sociais, jogos e outras mídias originais negociadas como criptoativos. Também pode ser usado como certificado de autenticidade de obras de arte, alta moda e outros artigos físicos considerados únicos.

O produto que tem um NFT é considerado único, original e escasso, por isso, tem tanto valor no mercado. 

Porque muitas pessoas podem replicar a imagem, meme ou vídeo, mas só quem pagou pelo NFT é proprietário do original daquele item. 

Para que serve o NFT

O NFT é usado na negociação de ativos digitais para garantir que seja um item autêntico e único. É como se o produto recebesse um selo que garante autenticidade. 

Isso faz com que criptoativos se tornem interessantes para pessoas que gostam de ter produtos exclusivos. Por isso, memes como o Nyon Cat e o Doge foram vendidos por milhões de reais em leilões. 

Assim como há pessoas interessadas em adquirir obras de arte autênticas, como quadros de Van Gogh e Da Vinci, há pessoas interessadas em criptoativos. 

Como comprar NFTs

As transações de NFTs são feitas por meio de redes blockchain, as mesmas usadas para negociar criptomoedas como o Bitcoin e Etherreun. 

Trata-se de um sistema de registro coletivo e descentralizado que valida transações online sem que seja necessário passar por instituições ou autoridades. 

Milhares de computadores conectados são responsáveis por garantir a segurança e autenticidade dos NFTs, minimizando os riscos da operação. Toda venda fica registrada em um grande livro de transações. 

A grande maioria das operações com NFTs atualmente tem sido feita por meio da blockchain da Ethereun, uma das criptomoedas mais populares do mercado. 

Quer entender ainda mais sobre o mercado financeiro e seus investimentos alternativos? Fique por dentro de todos os conteúdos gratuitos e cursos oferecidos pela Solum.ed.  

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.