O que é Blockchain, é seguro?

O que é blockchain
beegin -invista em startups

Com a evolução da tecnologia nos últimos anos, muitas coisas têm mudado rapidamente no dia a dia. Uma delas é a forma de investir. Provavelmente você já se deparou com alguns termos como blockchain, criptomoedas, tokenização e NFT no mundo dos investimentos alternativos, não é verdade? 

Nesse vídeo vamos te explicar o que é blockchain e como funciona esse universo!

Olá, investidor! 

A blockchain é uma espécie de banco de dados, que armazena informações sobre transações realizadas de forma digital. 

Isso quer dizer que ela funciona como um livro de registro de operações, aberto e descentralizado. 

Essas informações ficam protegidas por criptografias e podem ser acessadas por usuários que detenham as chaves corretas para isso. Na tradução para o português, esta tecnologia significa corrente de blocos, justamente porque separa um bloco para cada operação realizada.

Ficou confuso? Deixa eu te dar um exemplo: imagine que eu queira fazer uma transferência de 10 reais para você agora. Ao fazer essa transferência, é necessário um intermediador para que essa operação aconteça, certo? Que nesse caso é uma instituição financeira. E se eu pudesse fazer essa transferência diretamente a você com uma tecnologia onde um intermediador não é necessário, ou seja, uma operação descentralizada, que não é controlada por uma terceira parte, como um banco, por exemplo? Essa é a ideia da blockchain!

Então, a blockchain funciona como uma grande rede de blocos que contém informações únicas, rastreáveis e descentralizadas de cada operação de forma digital.

Cada um desses blocos contém uma assinatura digital única, também conhecida como hash. E o que transforma o processo em uma grande corrente de blocos é que, além do próprio hash, cada bloco tem o hash do bloco anterior, interligando as informações. Imagine: cai um meteoro na terra e toda a rede se perde, se tiver apenas UM bloco, é possível recuperar o blockchain, por conta da sua interligação.  

Ou seja, não é possível modificar uma operação, ela é única e rastreável. Então se você pensar na tecnologia em si, ela é segura e muito difícil de ser hackeada

E onde entra o bitcoin nisso tudo? O bitcoin foi a primeira criptomoeda baseada na tecnologia  blockchain. Todas as operações com criptomoedas ficam registradas em uma blockchain

Cada vez mais se fala sobre os benefícios da descentralização para as operações financeiras, já que elas ajudam a expandir a oferta de investimentos e desenvolver novos produtos, como a tokenização. 

Tokenizar um ativo é convertê-lo em um contrato digital, para que sejam negociadas sem intermediários por meio de uma blockchain. 

Na tokenização, ativos reais ou intangíveis são fragmentados em diversas partes digitais criptografadas para que sejam negociadas por meio de uma blockchain. Esse processo permite negociar ativos por meio digital de forma segura e ágil, facilitando o acesso para mais investidores. 

Inclusive a BEE4, que estreia em breve, chega com essa inovação tecnológica! Serão negociados tokens de ações das companhias. O uso do blockchain nesse caso ajuda a plataforma a ser mais leve e, portanto, mais ágil.

Continue nos acompanhando por aqui porque vem muita novidade com o lançamento da BEE4. Vamos revolucionar a maneira de investir nas futuras grandes empresas nacionais e transformar o mercado de capitais brasileiro. E você, investidor, não pode ficar de fora!

Até o próximo vídeo, investidor!!

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.