O que é CAC? Métricas preferidas do investidor em STARTUPS

o que é cac

Vamos trazer aqui no canal as métricas que são as queridinhas do investidor em startups. A primeira que vou explicar para você é o CAC, custo de aquisição de clientes, mostrar qual a importância e como calcular. Vamos lá?  

Olá, investidor! 

O CAC significa custo de aquisição de clientes e é uma métrica super importante no processo de análise de viabilidade de um modelo de negócio.  Essa métrica mostra o quanto está sendo investido para conquistar um cliente. E como ele é calculado? É bem simples: 

Você irá dividir a soma dos investimentos para adquirir um cliente pelo número de clientes conquistados em um determinado período. 

  CAC = Soma dos investimentos /
            Número de clientes adquiridos

Por exemplo: se os seus investimentos diretos para adquirir clientes somam 5 mil reais no mês e, com isso você conseguiu 20 clientes, o seu CAC será de 250 reais.

Apesar de ser simples, você precisa saber de fato o que entra nesse somatório de investimento para adquirir um cliente. Você deve considerar APENAS custos DIRETAMENTE envolvidos na aquisição de clientes. Geralmente são os gastos de marketing e vendas e os custos administrativos não entram no cálculo. 

Vou te falar alguns exemplos que entram nesse somatório:

  1. Salários das equipes de marketing e vendas
  2. Comissões de vendas
  3. Viagens para visitas a clientes
  4. Gastos com ferramentas de vendas
  5. Investimento em mídia paga (anúncios)
  6. Participação em eventos para fins comerciais e etc

Vale lembrar que, se você adquirir clientes por outros canais cujo o custo não esteja considerado, essa quantidade não deve ser levada em consideração na fórmula. 

A importância dessa métrica não é apenas para avaliar o custo da empresa para adquirir um novo cliente, mas também para tomada de decisões estratégicas. Se o CAC for maior do que a receita gerada por esses mesmos novos clientes, por exemplo, pode ser um sinal de que a saúde do negócio não está tão bem, logo, você poderá tomar decisões para melhorar o desempenho da empresa. Conseguiu entender a importância de calcular o CAC? Comenta aqui se você já conhecia esta métrica!

Nenhuma análise é realizada vendo apenas uma métrica, então é fundamental que você cruze com outros dados, como Ticket Médio, Lifetime Value e ROI, que são temas que vamos abordar nos próximos vídeos, por isso não deixe de inscrever no canal para acompanhar! 

Até a próxima, investidor!

Como investir em startups

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