O que é ESCALABILIDADE?

o que é escalabilidade

Entender sobre negócios é fundamental para conseguir compreender o cenário na hora de realizar seus investimentos. Por isso hoje vamos falar sobre escalabilidade. Afinal, o que é um negócio escalável? Como analisar um negócio escalável? Vamos te responder essas e outras perguntas a partir de agora!

Olá, investidor! Antes de começar este conteúdo, preciso te avisar de uma novidade! Em junho, você vai descobrir uma nova beegin! Vamos revolucionar a maneira de investir nas futuras grandes empresas nacionais e transformar o mercado de capitais brasileiro.

E você, investidor, fará parte desta revolução! Quer saber mais desta novidade? Acompanhe os nossos canais de comunicação e prepare-se para algo inédito no mercado brasileiro!

Agora, vamos entender o que é ESCALABILIDADE? É a capacidade que a empresa tem de crescer exponencialmente sem necessariamente aumentar os seus custos na mesma proporção. 

Ficou confuso? Vou deixar um gráfico aqui na tela que vai ajudar a visualizar melhor.

Pra facilitar, vou te dar um exemplo: 

Pensa em uma empresa que vende cursos online com sede no Rio de Janeiro. Ela tem a possibilidade de aumentar muito as suas vendas expandindo para todo o Brasil, sem necessariamente aumentar muito os seus custos, já que o produto é digital e já está pronto, será apenas uma questão de distribuição. Lógico que vai precisar investir um pouco mais em suporte, tecnologia e marketing, porém não é um aumento proporcional à possibilidade de crescimento da receita. 

Agora pensa em um restaurante. Por mais que ele comece a ganhar muitos clientes, invista em marketing e dobre o seu faturamento, ele sempre precisará aumentar os seus custos com os alimentos e a infraestrutura física, por exemplo. Afinal, para receber mais clientes, será preciso uma estrutura maior. Entende que sempre vai existir essa necessidade de crescimento dos custos para aumentar a receita? Olha a diferença para o exemplo anterior! 

Um ótimo caso de negócio escalável são os marketplaces. Hoje, não é necessário ter imóveis para prestar um serviço de locação de imóveis (airbnb), não é preciso comprar carros para fazer corridas (uber), você atua fazendo a conexão entre as duas partes, por meio de tecnologia. Ou seja, a uber pode atender o mundo inteiro sem arcar com os custos de aumentar uma frota de veículos, o custo será focado no desenvolvimento da sua tecnologia. 

Então, a grande vantagem desse modelo são os custos menores em relação à capacidade de expansão do negócio.

Antes de eu te explicar como analisar um negócio escalável, já se inscreve aqui no canal. Ah! Vou deixar um link na descrição para você entrar no nosso grupo exclusivo do Telegram, para receber conteúdo em primeira mão! Afinal, quem está atualizado está sempre na frente! Não deixe de participar!

E como é possível analisar se um negócio é escalável?  

Simples, veja se o modelo de negócio é replicável em outras regiões, se os processos são automatizados, ou seja, não é necessário ter sempre um profissional operando uma atividade manual e, por fim, compare essa relação de receita x custo. Naturalmente, os negócios de tecnologia costumam possuir uma maior capacidade de escalabilidade do que negócios tradicionais baseados em produtos físicos.

Agora ficou claro, né? Comenta aqui embaixo um exemplo de negócio escalável que você conhece! 

Até o próximo vídeo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.