O que é IPO?

o que é IPO
beegin -invista em startups

O IPO é um dos eventos mais famosos do mercado financeiro. Tanto para os investidores, como para os empresários, pois ele marca a estreia de uma empresa na bolsa de valores. Mas o que é um IPO e como é possível lucrar com ele? Nesse vídeo eu vou te explicar tudo o que você precisa saber.

Olá, investidor! 

Antes de começar este conteúdo, preciso te avisar de uma novidade! Nos próximos meses, você vai descobrir uma nova beegin! Vamos revolucionar a maneira de investir nas futuras grandes empresas nacionais e transformar o mercado de capitais brasileiro.

E você, investidor, fará parte desta revolução! Quer saber mais sobre essa novidade? Acompanhe os nossos canais de comunicação e prepare-se para algo inédito no mercado brasileiro!


Agora vamos descobrir o que é IPO. IPO significa Initial Public Offering, que em uma tradução simples é a chamada Oferta Pública Inicial, que nada mais é do que o processo onde a empresa abre capital, permitindo a negociação de seus valores mobiliários, ou seja, ações, debêntures, notas promissórias… de forma pública. 

Mas por que as empresas buscam abrir capital no tão sonhado IPO?  

Um dos principais motivadores para a empresa é, sem dúvidas, o aporte de capital pelos investidores, que gera recursos para que a empresa invista em suas operações e novos projetos. Para o acionista, a maior liquidez patrimonial, em relação a ações de uma empresa de capital fechado, permite a transformação das ações da empresa em dinheiro de forma mais fácil, pois agora você tem possibilidade de negociar as ações no mercado aberto. E, por último, a visibilidade da empresa. Abrir capital na bolsa é um processo burocrático que exige bastante transparência e boa estrutura de governança. Então, quando você chega ao IPO, passa a ter muito mais credibilidade e reconhecimento. Acaba acontecendo uma grande projeção de imagem, já que agora muitos dos acontecimentos e divulgação de resultados estarão na mídia. 

E aí você deve estar se perguntando: Ok.. já entendi o que é IPO, mas qual é o tamanho que uma empresa deve ter para fazer um? 

Antes, apenas grandes empresas pensavam em realizar o IPO no Brasil. Porém, foi criado um novo segmento de negociação para fomentar o acesso a capital de pequenas e médias empresas com boas práticas de governança. É o nível Bovespa Mais, que oferece a possibilidade de listagem gradual para companhias com poder de captação relativamente menor. Porém, ainda assim, há um “gap” de acesso à maior parte das empresas. É aí que entra a BEE4, nova iniciativa do Grupo Solum. Queremos justamente preencher esse “gap” e oferecer uma alternativa às empresas emergentes, que estão no estágio anterior ao de um IPO em bolsa de valores, mas com planos de crescimento. Ou seja, a BEE4 será como um mercado de acesso, não uma concorrente da B3. 

Para os investidores, essa iniciativa vai trazer mais liquidez aos ativos, que agora poderão ser negociados no mercado secundário. Nós vamos te atualizar sobre todas as novidades que vem por aí, então não deixe de nos acompanhar e já se inscreve no canal, pois nos próximos meses tem o lançamento da BEE4! Você não vai querer fica de fora dessa!

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.