Você sabe o que é MÚTUO CONVERSÍVEL?

o que e mútuo conversível

Hoje o mútuo conversível é um dos principais instrumentos utilizados no ecossistema de startups. Isso porque é uma forma menos burocrática de realizar investimento em empresas em estágio inicial.

Eu vou te explicar todos os detalhes sobre como funciona esse tipo de contrato!

Olá investidor! 

O mútuo conversível em participação societária é um contrato particular de mútuo, ou seja, como se fosse um empréstimo. E ele é conversível porque, após o seu vencimento, o investidor recebe participação societária da empresa investida. 

Nesse modelo de contrato, mesmo sem alterar o contrato social logo no início, o investidor recebe participação societária da empresa investida no vencimento do mútuo.

Aqui na beegin, o mútuo conversível é o instrumento mais utilizado como contrato de investimento. Já aproveita e se inscreve aqui no canal pra acompanhar todos os conteúdos do universo de investimentos alternativos.

E quais são as vantagens desse tipo de contrato? 

As vantagens são para os dois lados! Tanto pra empresa quanto pro investidor!

Pra empresa que será investida, é possível receber o investimento sem precisar se tornar uma sociedade anônima. Além disso, possibilita vantagens tributárias dado que a transformação da empresa investida em sociedade anônima só acontece no momento da conversão. Essa é uma prática que gera custos elevados e, dependendo de como for feita, pode inviabilizar a operação da startup.  Além disso, garante autonomia e liberdade aos empreendedores, que podem seguir tocando o negócio conforme havia sido planejado, já que o investidor não passa a fazer parte do dia a dia da operação quando realiza o investimento.  

Uma das principais vantagens para o investidor é que ele não será sócio até o momento da conversão, de forma que esse mecanismo oferece uma camada de proteção à responsabilidade do investidor contra eventuais passivos da empresa.

Agora ficou claro o que é o contrato de mútuo conversível? Se restou alguma dúvida, coloca aqui nos comentários que nós vamos te ajudar!

Até o próximo vídeo, investidor!

Padaria Pet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.