O que é token e como ele transforma o mercado?

O que é token

A modernização de processos e o crescimento no número de criptomoedas faz com que cada vez mais se fale sobre tokens e sua utilidade. Mas o que é token, como ele impacta o mercado financeiro e como é possível investir com esse novo formato

Conhecido no mercado financeiro tradicional como um gerador de chaves únicas para acesso em contas bancárias, o token ganhou novo significado nos últimos anos com o surgimento das blockchains e novas formas de pagamento e investimento. 

Conhecer esse termo, o que é e para que serve é importante para quem tem o objetivo de diversificar seus investimentos e apostar em ativos novos, que ganham cada vez mais espaço. 

O que é token? 

Token significa ficha ou símbolo, na sua tradução do inglês. No mundo dos investimentos, o token se frefere à versão digital de algum ativo, que fica registrada e pode ser negociada çpor meio de uma infraestrutura em blockchain.

Isso quer dizer que quando um ativo é “tokenizado”, ele é convertido em uma versão digital que pode ser comercializadas, seja como meio de pagamento, investimento, item colecionável ou até mesmo benefícios para ser usado em algum estabelecimento específico. 

Como funciona? 

Os tokens são criados para rodar em alguma infraestrutura de blockchain específica. Eles ficam armazenados em uma wallet, ou carteira digital, o que viabiliza a sua negociação por meio de uma aplicação digital.

Essa é uma das grandes inovações trazidas pela blockchain e todos os meios que derivaram dela. A partir daí, cresceu a quantidade de opções possíveis para investimento, sem que as exigências de governança corporativa fossem prejudicadas. 

Tipos de token

É possível usar o token como forma de pagamento, por meio do payment token. É o caso do Bitcoin, provavelmente o ativo mais famoso nesse novo mercado. Ele tem sua própria blockchain e hoje faz parte de muitas carteiras de investimento ao redor do mundo. 

Outro tipo de token que também está ganhando cada vez mais espaço é o NFT ou token não fungível. Nesse caso, o token representa um item virtual colecionável único, ou seja, apenas uma pessoa é detentora do original desse token. 

Os utility tokens, como o fan token, oferecem algum tipo de benefício como desconto ou acesso a algum serviço exclusivo dentro de um ambiente específico. Times de futebol como Corinthians e Flamengo estão usando esse modelo. 

Já os security tokens representam valores mobiliários, como ações negociadas na bolsa de valores. Nesse caso, é possível investir em ações por meio da compra de tokens, que são representações desse ativo. 

Na BEE4, será possível negociar ações tokenizadas de empresas em crescimento, em um ambiente regulado e transparente. Para investir e operar na BEE4, faça seu cadastro na beegin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.