Como definir objetivos nos investimentos (SMART)

Para fazer um investimento, não basta apenas escolher alguns ativos e esperar seus rendimentos. É preciso definir bem os seus objetivos para que possa ter uma boa estratégia e assim potencializar sua rentabilidade. 

Para que você possa pôr isso em prática, nós trouxemos algumas dicas e informações sobre como definir objetivos claros e concretos para seus investimentos. 

Olá investidor!

Se você quer embarcar no mundo dos investimentos, é preciso entender um dos princípios mais básicos: não adianta investir sem antes ter objetivos claros para a sua aplicação! Esse é um dos passos iniciais e mais importantes. 

Apesar do que falam por aí de que sorte ou acaso são elementos dominantes quando se trata de mercado financeiro, a verdade é que os mais bem sucedidos na área fizeram um longo processo de planejamento antes de fazer seus investimentos. 

Mas como definir objetivos para um investimento? Vamos te ensinar a utilizar a ferramenta SMART para definir seus objetivos.  Para começar, pegue uma folha de papel e escreva seus objetivos, por exemplo:

Comprar um carro
Comprar uma casa
Fazer faculdade
Fazer uma viagem
Garantir uma aposentadoria tranquila 

Você vai notar que só escrevendo dessa forma, eles não são tão claros e dificultam medir se você está perto ou longe de alcançá-los. 

Usando a metodologia SMART, você vai reescrever esses objetivos, sendo que eles precisam ser:

  1. S (specific) – específicos 
  2. M (Measurable) – mensuráveis 
  3. A (Achievable) – alcançáveis 
  4.  R (Relevant) – relevantes 
  5. T (Time) – ter prazo definido 

Vou te explicar cada item e depois vamos fazer um exemplo juntos para ficar bem fácil. 

O objetivo precisa ser ESPECÍFICO, bem detalhado, não adianta estabelecer metas muito abstratas, como “enriquecer”. É preciso saber com exatidão o que você espera para o futuro e, assim, você poderá acompanhar de perto sua evolução. 

Ele também precisará ser MENSURÁVEL, objetivos financeiros devem poder ser medidos. Você precisa entender se está próximo ou longe de conquistar aquele objetivo.

Ele precisa ser ALCANÇÁVEL, é importante tratar de maneira realista sua condição financeira, tem que ser possível de ser atingido conforme sua realidade. 

Se o objetivo for RELEVANTE você terá muito mais gás para correr atrás. Você precisa se importar e desejar muito aquilo, não parece, mas faz muita diferença quando se busca algo que você realmente deseja e tem paixão. 

E por último, ele precisa ter um PRAZO. Definir um prazo para atingir o objetivo é fundamental, você irá realizar aquela separação do que é curto, médio e longo prazo. 

Então, pegando um dos exemplos que apresentamos lá em cima, seu objetivo não será “Fazer uma viagem” e sim: (edição: apresentar em tela a frase de exemplo, destacando cada parte)

Note que dessa forma o objetivo é bem específico, pois é detalhado, é mensurável, pois quando você estiver com R$ 10.000, você saberá que está na metade do caminho. Você deverá checar se é alcançável, ou seja, está dentro da sua realidade financeira e se no prazo proposto, lá em novembro de 2023, é factível alcançar. E claro, tudo isso tem que ser relevante para você. 

Agora que você já sabe na prática como é definir um objetivo, aproveita e já se inscreve no nosso canal e curte esse vídeo para não perder nada. 

Voltando, o próximo passo será separar os objetivos em grupos: CURTO – MÉDIO – LONGO PRAZO. 

E depois dessa definição, você vai verificar qual é o investimento mais adequado de acordo com as características do objetivo. Investimentos de curto prazo, precisarão ter mais liquidez, já nos investimentos de longo prazo, será possível buscar mais rentabilidade, já que a liquidez não será um requisito. Uma ótima opção de longo prazo para diversificar  sua carteira e melhorar a rentabilidade é investir em empresas com alto potencial de crescimento. Vou deixar um vídeo aqui em cima para você entender mais sobre como aproveitar esta oportunidade.

Com essas dicas em mãos, fica mais fácil iniciar nos investimentos da forma correta, sem pular etapas importantes para formar sua estratégia!

Até o próximo vídeo, investidor!!

Seja sócio das empresas do futuro com a beegin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.