Portal Beegin Portal Beegin

Pedro Carneiro conta o momento do ecossistema de startups

maio 26, 2022
Pedro Carneiro
Pedro Carneiro
Pedro Carneiro

Participou do podcast além da bolsa nesta quinta feira Pedro Carneiro. Sócio e Head de investimentos da maior e mais premiada aceleradora de startups no Brasil, a ACE, Carneiro deu sua análise quanto ao estado atual do mercado de startups, ao mesmo tempo em que refletiu sobre a trajetória de sua empresa.

Formado em Engenharia Civil pela Unicamp, Carneiro tem um longo histórico de inovação. Antes de se juntar à ACE, foi sócio e diretor da empresa de energia renovável Solstício, e atualmente atua como professor pela ESPM. 

Inicialmente responsável por facilitar a cooperação entre startups e grandes corporações, ajudando na construção de modelos de negócios conjuntos como especialista em Venture Capital da ACE, Carneiro se tornou parceiro da empresa ainda em 2022.

Durante o programa, Carneiro comentou sobre a necessidade de inventividade para alcançar um destaque no ecossistema atual do mercado: “Sempre vai ter uma solução não óbvia para um problema não óbvio.”

O sócio da ACE faz uma distinção importante quanto aos motivos do fracasso de tantas empresas do segmento. Carneiro aponta a frustração como principal motivo para a falha de uma empresa: “A maioria das pessoas não sabe se elas estão chegando lá ou não.” Continua: “As evidências dificultam as tiradas de conclusões”

Carneiro entende que a ACE fornece uma ajuda essencial nesse quesito, trazendo às startups um feedback importante para o crescimento do negócio: “Somos os CEOs dos CEOs” brinca.

ACE já acelerou mais de 100 startups

Responsável por realizar mais de 100 programas de aceleração nos últimos 10 anos, a ACE trabalha para conectar empresas e possíveis investidores com startups. São mais de 450 startups aceleradas e 120 investidas pela companhia. A empresa foi premiada três vezes como a melhor aceleradora da América Latina.

Em 2019 a organização realizou uma mudança drástica na sua estratégia. A companhia optou por deixar de lado seu papel como aceleradora, se tornando uma consultoria de inovação. Atualmente a ACE investe em startups promissoras, as auxiliando em sua trajetória. 

“ Hoje a gente se define como uma empresa que investe e cria negócios.” Pontua o Carneiro.

Diferente de  outras empresas e investidores que tomam interesse por startups, a ACE tem um caráter de parceria, ajudando empresas mesmo em seus estágios iniciais. 

“Aqui na ACE tem essa questão de builder, de construir junto com o empreendedor, a gente abre mais as portas e também acolhe pessoas e empresas que não estão 100% montadas ainda.” explica.

Invista em empresas além da bolsa na beegin

Pedro Carneiro

Pedro Carneiro conta o momento do ecossistema de startups

00:00