Perfil de investidor: veja quais são e em qual se encaixa

Perfil de investidor
beegin -invista em startups

O mercado financeiro oferece uma série de ativos para investir: renda fixa, renda variável, investimentos alternativos, entre outros. Como saber quais deles atendem o que você precisa? Entendendo qual o seu perfil de investidor. 

O perfil de investidor ajuda a definir qual a melhor estratégia de investimento para os seus objetivos. Pode ser conservador, moderado ou arrojado e, para cada um deles, existe uma diversificação diferente de carteira. 

Avaliar o perfil de investidor é também uma exigência regulatória. A Instrução CVM 539, de novembro de 2013, estabelece que “As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição e os consultores de valores mobiliários não podem recomendar produtos, realizar operações ou prestar serviços sem que verifiquem sua adequação ao perfil do cliente”.

É importante entender essas diferenças para garantir que você escolha os melhores ativos e use os investimentos para trabalhar na realização dos seus objetivos. 

Quais os perfis de investidor do mercado? 

Os principais perfis de investidor do mercado financeiro são: conservador, moderado e arrojado. A principal diferença entre eles é o nível de risco que estão dispostos a se expor com a montagem do seu portfólio de investimentos

Estes perfis são baseados na Diretriz de Suitability, definida pela Anbima para o mercado de capitais brasileiro. Suitability é o nome que se dá às “regras e procedimentos que possibilitem verificar a adequação dos Produtos de Investimento ao perfil dos investidores”.

Vamos entender melhor cada um deles para que você possa identificar o seu. 

Perfil conservador

Investidores de perfil conservador são os que apresentam maior aversão ao risco. Nesse caso, costumam preferir ativos de renda fixa com alta liquidez e baixa volatilidade

Isso quer dizer que não investe em renda variável e ativos alternativos? Não, significa apenas que sua exposição a essa classe de ativos é menor. 

O objetivo é manter o patrimônio, superar a inflação e ter uma rentabilidade garantida, mesmo que seja menor. 

Perfil moderado

Já os investidores de perfil moderado buscam um equilíbrio na composição de sua carteira. São mais abertos ao risco do que os conservadores, mas menos que os arrojados. 

Por isso, tendem a aumentar a exposição aos ativos de renda variável e investimentos alternativos, ao mesmo tempo que mantêm uma posição significativa em renda fixa. 

Aqui o objetivo é expansão de capital, ao mesmo tempo que garante um colchão de segurança em ativos mais previsíveis. 

Perfil arrojado

Por fim, o perfil arrojado é aquele que é bastante aberto ao risco de investimentos e busca alcançar maiores rentabilidades, mesmo que com maior volatilidade. 

Nesse caso, optam por uma exposição maior aos ativos de renda variável e investimentos alternativos, como private equity e venture capital

O seu principal objetivo é a expansão de capital no longo prazo, por isso, ativos como ações são muito procurados. 

Gostou do conteúdo e quer aprender ainda mais sobre o mercado financeiro? Fique de olho nos conteúdos gratuitos e cursos oferecidos pela Solum.ed. Aproveite e descubra o seu perfil de investidor na suitability da beegin, abaixo.

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.