Plataformas de investimento alternativo: entenda como funcionam

Plataformas de investimento alternativo
beegin -invista em startups

Com o objetivo de oferecer autonomia aos investidores e permitir que escolham seus ativos, as plataformas de investimento alternativo oferecem aos seus clientes a possibilidade de alocar seu capital em produtos variados.

Diferentemente dos bancos tradicionais, que costumam oferecer um leque limitado de opções aos investidores, as plataformas de investimento alternativo permitem que os usuários tenham acesso a ativos diferentes, que muitas vezes podem oferecer condições melhores e que estejam mais de acordo com os objetivos de curto, médio e longo prazo

Hoje em dia existem plataformas de investimento alternativo para objetivos diferentes, com produtos diferentes que atendem os mais variados perfis de investidor. Conhecer cada uma delas e entender como podem ajudar na diversificação de investimento é essencial. 

O que são plataformas de investimento alternativo? 

As plataformas de investimento alternativo são ambientes online que oferecem ao investidor acesso a produtos financeiros que não estão disponíveis nas corretoras tradicionais. 

O objetivo é que os investidores tenham em mãos as ferramentas necessárias para gerir a própria conta de investimentos e encontrar opções que atendam seus objetivos. Entre as opções disponíveis, estão: 

Crowdfunding

As plataformas de crowdfunding são responsáveis por fazer a ponte entre empreendedores e seus negócios, necessitando de capital para expansão e investidores decididos a entrar no mundo dos investimentos alternativos e investir em ativos como venture capital ou private equity

Empresas de pequeno e médio porte que precisam de capital para expandir o portfólio de produtos, investir em novas tecnologias ou contratação de novas pessoas recorrem às plataformas de crowdfunding para levantar esse capital de forma menos burocrática e barata do que conseguiria nos bancos tradicionais. 

Por outro lado, investidores dispostos a investir em novos negócios buscando retornos superiores aos trabalhados em investimentos de renda fixa encontram empresas de ramos variados para escolher. 

Peer to peer

As plataformas de peer to peer foram criadas para oferecer empréstimos que podem ser tomados tanto por pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. E o capital levantado para ser emprestado é fornecido por investidores que estão em busca de retornos mais atrativos do que opções mais tradicionais de mercado. 

A vantagem desse formato é não ter a intermediação de um banco, o que deixa o processo mais simples e ágil. O rendimento desse tipo de investimento supera opções mais tradicionais como CDI, Tesouro Direto e poupança.

O diferencial desse tipo de plataforma é que ela oferece esse serviço tanto para empresas quanto para pessoas físicas que estão em busca de crédito. É uma opção recente, que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, tanto que foi regulamentada pelo Banco Central em 2018.  

CCB

Mais uma opção de investimento que está ganhando espaço entre os investidores pelo seu potencial de retornos elevados e também de uma mitigação de riscos devido ao modelo de investimento que é feito pela plataforma. 

O CCB é uma Cédula de Crédito Bancário e pode ser considerada uma antecipação de recebíveis. Isso porque o emissor recebe recursos vendendo parte de um ganho futuro baseado na rentabilidade de seu negócio principal. 

Ao investir na CCB, o investidor recebe um título bancário do mesmo valor, com uma remuneração pré-fixada. O emissor da CCB se compromete a recomprar o papel que ele originou. 


Participar da captação de recursos pode ser uma forma de diversificar seus investimentos. Confira as melhores empresas para investir na beegin. 

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.