Por que investir buscando o longo prazo?

beegin -invista em startups

Olá, investidor!

Com certeza você já ouviu falar que a estratégia de longo prazo nos investimentos é uma boa alternativa. Porém, nós temos uma natureza extremamente imediatista, queremos tudo para ontem e queremos investir e ver altos resultados em um curto intervalo. Mas no vídeo de hoje, eu vou te explicar por que investir buscando o longo prazo, e se é realmente importante seguir essa estratégia.   

Ultimamente temos visto muitas notícias de pessoas caindo em golpes de pirâmides financeiras, isso se deve muito a ilusão de que é possível ganhar dinheiro rápido e fácil com investimentos. 

Segundo pesquisa realizada em 2019 pela CNDL, SPC e Sebrae, 11% dos brasileiros já perderam dinheiro com algum esquema de investimentos fraudulentos. Entre eles, mais da metade (62%) contam que não conseguiram recuperar o valor perdido.

Esse é o primeiro ponto de atenção que deixo para você que nos assiste aqui: desconfie de qualquer promessa de investimento fácil, com alta rentabilidade e alta liquidez, ou seja, que vai te dar altos retornos no curto prazo. 

Como sempre falamos aqui, dificilmente você encontrará alta rentabilidade, liquidez e baixo risco juntos em um único investimento. Então, desconfie! 

Também está muito em alta as operações de Day Trade, que são as compras e vendas de ações realizadas no mesmo dia na bolsa de valores. Surgem muitas promessas nesse tipo de operação, como se fosse algo simples e fácil, com garantia de alta rentabilidade. E muita gente perde muito dinheiro dessa forma. 

De acordo com um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apenas 0,1% das pessoas que operam em day trade têm lucro. 

Além disso, se analisarmos como referência o histórico  da bolsa de valores norte americana, conforme essa imagem do Jeremy Siegel:

é possível observar que no curto prazo a oscilação é grande, mas quando olhamos para o longo prazo, a tendência é de crescimento. Ou seja, mesmo em períodos de grande crise financeira, como a grande depressão de 1929 e a crise do subprime em 2008, que no curto prazo foram momentos de grande queda, ao olhar esses períodos no gráfico, é possível observar a recuperação e crescimento no longo prazo. 

Quando investimos com foco no longo prazo e analisamos os fundamentos da empresa, suas perspectivas, indicadores e estratégias, a chance de escolher boas empresas é maior, e o resultado, consequentemente, é o crescimento dessas corporações no futuro.  

Como você pode observar, investir para o longo prazo nada mais é do que buscar empresas com expectativa de crescimento e aguardar os seus retornos no futuro. 

Quando falamos de compras e vendas de ações no mesmo dia, além da tributação ser maior, as chances de você ter um retorno representativo é baixo. Esses são alguns dos motivos de apostar no longo prazo. Ao contrário do que muitos dizem, que não vale aguardar, os grandes investidores que são referência no mercado, como Warren Buffet, utilizam essa estratégia, chamada de buy and hold, que é justamente focada no longo prazo. 

Um investimento que também é indicado para o longo prazo, é o feito em empresas ainda fora da bolsa de valores. Aqui em cima você pode assistir um vídeo onde eu falo tudo sobre como  investir  em empresas promissoras, por meio de plataformas de equity crowdfunding. A plataforma conecta investidores a startups que buscam investimento. Na descrição deste vídeo, você encontrará o link da nossa plataforma, a beegin. 

Como vocês podem observar, determinados investimentos são mais indicados para o longo prazo, e seguir essa estratégia irá provavelmente te ajudar a obter melhores resultados. 

Qual é sua estratégia de investimento? Me conta aqui embaixo nos comentários. 

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.