Portal Beegin Portal Beegin

O professor Arthur Vieira de Moraes fala sobre o mundo dos Fiis

maio 18, 2022
Arthur V. de Moraes

O podcast Além da Bolsa recebeu nesta quinta-feira o professor Arthur Vieira de Moraes. Sócio e diretor de educação e comunicação do Clube Fii, Moraes comentou sobre sua trajetória diversa no mercado financeiro, assim como sobre a sua visão do fundo de investimento imobiliário e sua recém adquirida popularidade.

Com a criação do Clube Fii, em 2015, o professor se interessou rapidamente pela plataforma: “É incomparável o nível de informação que tem lá.” Moraes tornou- se um usuário assíduo do website e, posteriormente, um conselheiro para o seu criador – Rodrigo Cardoso.

O que são Fundos de Investimento Imobiliários 

Também conhecidos como FIIs, os Fundos de Investimento Imobiliários representam a modalidade de investimento que mais cresce no país. Nos últimos quatro anos ocorreu um salto de 700% no mercado de FIIs.  Investidores dos mais variados tipos demonstram crescente interesse na modalidade por suas inúmeras vantagens.

Os Fiis surgiram no Brasil durante a década de 90, mas adquiriram popularidade a partir do ano de 2012, com a chegada de uma regulamentação mais bem definida. “A medida que a regulamentação avança, o capital chega.” Explica Moraes.

Os FIIs são uma ferramenta eficiente para o investidor que pretende ter investimentos imobiliários plenamente acessíveis. Os fundos de investimento imobiliário são divididos em cotas e vendidos.

Ao adquirir cotas, o investidor se torna um dos “proprietários” de um imóvel. Dessa forma recebe uma parcela dos rendimentos dos aluguéis ou vende as cotas por um preço adequado. Empreendimentos imobiliários, como prédios comerciais, shoppings ou ativos relacionados podem ser o alvo dessa modalidade de investimento. 

“O grande diferencial desse produto é o acesso.” explica o professor. Com as cotas, o investidor pode garantir uma parede de projeto de qualidade com um investimento inicial não muito alto.

Trajetória do Professor

Formado em direito, Moraes é professor de finanças, palestrante, consultor e apresentador. As aulas e palestras de Moraes permeiam diversos aspectos sobre o mercado financeiro, trazendo um foco particular quanto a fundos de investimento imobiliário. 

O professor ainda apresenta o programa “FIIs em exame”, no portal da revista Exame, Moraes atua no mercado financeiro há mais de duas décadas, trabalhando também como assessor.

“O fundo imobiliário trás o mercado imobiliário para dentro da bolsa e o investidor de bolsa para fora dela.” Brincou Moraes sobre o seu interesse no ramo.

Moraes foi o primeiro a criar um curso sobre fundos imobiliários no Brasil, e esteve na vanguarda do mercado desde o início de sua popularização.

Seja sócio das empresas do futuro com a beegin.