Proposta de valor e sua importância para a estratégia da startup

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Toda empresa que tem o objetivo de vender um produto ou conseguir uma nova rodada de investimento precisa ter bem claro qual é a proposta de valor do seu modelo de negócio. É a partir dessa definição que a comunicação com clientes e investidores será feita. 

E por que isso é importante? Para garantir que a mensagem que a empresa gostaria de passar vai chegar de forma clara e objetiva para os grupos de interesse. Isso irá facilitar a conquista dos objetivos traçados quando o negócio foi criado. 

Pensada inicialmente como uma estratégia de marketing, a proposta de valor irá indicar claramente quais dores serão resolvidas e como elas serão atendidas pelos produtos que estão em desenvolvimento. 

Por isso, antes de se expor ao mercado, é essencial ter esse documento pronto e de fácil acesso para quem quiser ter mais informações sobre a empresa e os produtos criados para solucionar dores existentes. Processo importante na fase inicial de uma startup

O que é proposta de valor

A proposta de valor é um conjunto de pontos essenciais sobre um determinado negócio, abordando quais produtos e soluções estão sendo criadas e quais são as dores que eles pretendem resolver com essas criações. 

Parte essencial do planejamento de uma nova empresa, até mesmo antes de ir para o mercado de fato. Essa definição é importante para direcionar ações e também já ter uma comunicação clara com clientes e possíveis investidores desde o início do projeto. 

É importante e recomendado que haja muita transparência na criação da proposta de valor. Isso porque se trata de uma afirmação registrada de quais serão as soluções oferecidas pela empresa. Ou seja, isso vai gerar uma expectativa em quem tiver contato com essa informação. 

Como criar uma proposta de valor

Na hora de criar uma proposta de valor, é preciso responder de forma direta e objetiva algumas questões que são relevantes: 

  • Qual valor será entregue ao cliente com os produtos e soluções desenvolvidas? 
  • Qual problema será resolvido a partir dessa solução? 
  • Quais necessidades serão satisfeitas? 
  • Quais são os produtos e serviços oferecidos para cada tipo de cliente? 

A proposta de valor pode ser uma apresentação extremamente visual, para atrair a atenção de quem terá contato com ela, como também pode ser uma página institucional dentro de um site. 

Uma das formas mais populares de se criar uma proposta de valor visual é usando o modelo Value Proposition Canvas

Qual é a proposta de valor do Canvas? 

O Value Proposition Canvas, também conhecido como Canvas da Proposta de Valor foi criado para explorar de forma bastante visual e ilustrativa os objetivos da empresa com a criação de produtos e soluções para seus clientes. 

O objetivo desse modelo é auxiliar o empreendedor a alinhar o seu negócio e gerar uma proposta de valor clara para possíveis empresas de investimento como fundos de private equity e venture capital

Por meio de quadrantes que tratam cada um de um ponto específico importante na apresentação da empresa para os interessados em seu negócio, o Canvas irá ilustrar o que a empresa comercializa e para quem ela comercializa. 

Essas informações são importantes porque transmitem clareza e facilidade de compreensão para os interessados em entender melhor a empresa. 

Tipos de valores entregues

Uma empresa pode gerar diferentes tipos de valor a seus clientes. É importante que isso esteja bastante claro na proposta realizada. Entre as principais, estão: 

  • Desempenho
  • Novidade
  • Personalização
  • Design
  • Múltiplas atividades essenciais
  • Status
  • Preço
  • Redução de custos
  • Redução de riscos
  • Acessibilidade
  • Conveniência

Para cada proposta de valor criada, o objetivo final será sempre o mesmo: resolver uma dor do cliente. Esses tipos variados servem para mostrar de que forma essa solução será feita. 

Podendo passar pela melhora de desempenho de produtos, serviços a preços acessíveis, operações com custos mais baixos, melhor acesso a soluções necessárias e até mesmo consultorias que entregam inúmeros serviços para empresas e pessoas físicas. 

Agora que entendeu mais sobre proposta de valor, confira os modelos de negócio competitivos das empresas para investir na beegin. 

Como investir em startups

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