Portal Beegin Portal Beegin

Donato Ramos fala sobre construir uma grande empresa

abr 6, 2022
Donato Ramos

Sócio do Grupo Solum e CEO da Solum Capital, Donato Ramos se juntou ao podcast Além da Bolsa. Em um episódio especial, o investidor e empreendedor no ramo de private equity e venture capital compartilhou sua trajetória assim como seu insight quanto ao que acredita ser o caminho do sucesso para pequenos empreendimentos que desejam crescer.

Privilegiado por uma extensa história de sucesso e atividades em empreendimentos de alto crescimento, Donato esteve envolvido em momentos pivotais de expansão de grandes marcas como Mundo Verde e Imaginarium. O empreendedor apresenta uma perspectiva única quanto às medidas necessárias para que uma empresa tenha sucesso.

“O grande diferencial está na operação, nos detalhes, na execução, em buscar constantemente melhorar sua operação” Detalha o empresário. 

“Capital é um pedaço do quebra cabeças.” Explica Donato, “o pedaço mais relevante é a gestão.” Para o empreendedor uma empresa precisa de mais do que apenas o seu fundador: “A partir de certo ponto a companhia precisa de novas ideias, melhorar suas práticas, dar um salto.”

“A empresa não é do empresário, é da sociedade.” Na visão de Donato a única forma de um empreendimento ser bem sucedido, é por meio de um “um exercício de humildade” do empresário, que deve entender que o sucesso de sua empresa depende não apenas dele.

A Trajetória de Donato Ramos

Donato iniciou sua carreira na área de marketing e vendas trabalhando como brand manager para a empresa de produtos de higiene pessoal, a Embelleze, migrando para a área do mercado financeiro ao se juntar ao Banco Modal.

Trabalhando na aproximação do banco de pequenas e médias empresas (PMEs), Donato teve contato com o mundo do investimento e dos pequenos negócios. Em julho de 2009 se juntou ao Mundo Verde onde exerceu o cargo de sócio e diretor.

Ao deixar a marca em 2012, Donato partiu para novas oportunidades se juntando à Squadra Investimentos, onde passou a trabalhar exclusivamente na área de empresas de capital fechado – não listadas na bolsa de valores.

Em 2022 o empreendedor se juntou ao Grupo Solum assumindo o cargo de CEO da gestora de investimentos alternativos, a Solum Capital.

Um empreendedor e investidor ativo, Donato se faz presente no universo do empreendedorismo brasileiro, servindo como mentor e investidor anjo por diversos momentos de sua carreira. “É quase uma missão da minha vida apoiar o empreendedorismo e os empreendedores.” Brinca Donato.

Seja sócio das empresas do futuro com a beegin.