As startups conseguem alavancar seu crescimento a partir de investimentos feitos por fundos de venture capital que apostam em seus produtos. Isso faz com que elas cada vez mais se tornem startup unicórnio.
E o que é uma startup unicórnio? É uma empresa avaliada em, no mínimo, US$1 bilhão antes da oferta pública de ações (IPO). É o caso, por exemplo, da fintech Nubank.
Esse é um conceito relativamente recente, mas é importante entendê-lo para ficar por dentro do mundo das startups e suas rodadas de investimento.
O que é uma startup unicórnio
A startup unicórnio é uma empresa avaliada em pelo menos US$1 bilhão antes de realizar o seu IPO e entrar no mercado de ações da bolsa de valores.
E como se chega a esse valor de mercado? Isso é feito a partir de projeções entre fundadores e investidores, como os de venture capital e private equity, que projetam o potencial de crescimento do negócio para os próximos anos.
O processo de valuation é feito depois que a empresa já conseguiu o product market fit, tem um produto estabelecido no mercado e está na fase de melhorar esse produto e expandir o seu portfólio.
Esses indicadores atraem investidores que acreditam no potencial de expansão do negócio e apostam nele, na expectativa de obter lucro futuramente com a possível valorização da empresa.
O termo surgiu a partir do artigo Welcome to the unicorn club: learning from the billion dollar startups (“Bem-vindo ao clube dos unicórnios: aprendendo com as startups de um bilhão de dólares”). Escrito pela investidora americana Aileen Lee, trouxe o conceito que se tornou popular com a expansão do mercado digital.
Qual o segredo de uma startup unicórnio?
Empresas com esse potencial de crescimento e tão atraente para os mais variados fundos de investimento chegam a esse patamar seguindo alguns passos em comum.
- Foco no produto: a principal entrega da empresa é um produto de qualidade, que passará por iterações constantes e melhorar de forma contínua.
- Foco no longo prazo: priorizam ações que irão trazer retorno no longo prazo, mesmo que pareçam impopulares no começo.
- Orientada a resultados: o objetivo é resolver uma dor do usuário de forma escalável, chegar a cada vez mais pessoas. Por isso, o foco sempre em dados e no resultado.
Em 2013, quando Aileen Lee mapeou o total de unicórnios, chegou a 39 empresas. Já em levantamento feito em janeiro de 2020, pela consultoria CB Insights, esse número já estava em 442 no mundo.
Quer saber ainda mais sobre o mundo dos investimentos alternativos e do mercado financeiro em geral? Fique de olho nos conteúdos gratuitos e cursos oferecidos pela Solum.ed.
Deixe um comentário