Tag along: o que é e para serve esse direito

tag along
beegin -invista em startups

Investir em uma empresa, seja por meio da bolsa de valores, fundos de private equity ou plataformas de crowdfunding é uma ação que precisa ser feita de forma segura. O tag along é um recurso que pode ajudar na preservação do seu capital. 

Tag along ou “ir junto”, na tradução livre, é um mecanismo de proteção ao investidor para que ele não seja prejudicado em caso de troca no controle acionário da empresa que foi investida. Essa troca pode causar volatilidade nos preços dos ativos

É importante entender bem esse conceito para fazer boas escolhas na hora de alocar o dinheiro. 

O que é tag along

O tag along foi criado para proteger os acionistas minoritários em caso de alteração no controle societário das empresas. O objetivo é garantir condições iguais ou praticamente as mesmas aos acionistas controladores em caso de venda das ações. 

Com isso, acionistas minoritários conseguiriam vender suas ações por um preço igual ou próximo ao que foi negociado pelos acionistas majoritários. 

De acordo com a legislação específica da Lei das Empresas de Sociedade Anônima, existe uma porcentagem mínima que deve ser respeitada para o caso das ações ordinárias (ON), que é de 80%. 

Já no caso das ações preferenciais (PN), não existe uma determinação de porcentagem mínima para o preço das ações a serem negociadas. 

Quais empresas oferecem o tag along

Pela legislação, todas as empresas listadas na B3 com ações ordinárias são obrigadas a garantir proteção de 80% de tag along aos investidores minoritários. 

Já para o caso das ações preferenciais, como não há garantia de tag along por lei, não há também a exigência mínima de porcentagem. Mas, boa parte do mercado trabalha com a mesma porcentagem oferecida para as ações ON. 

Dependendo da listagem de segmento da bolsa, as porcentagens obrigatória podem variar: 

  • Tradicional: 80% para ON;
  • Bovespa Mais: 100% ON (PN não são permitidas);
  • Bovespa Mais Nível 2: 100% ON e PN;
  • Nível I: 80% para ON;
  • Nível II: 100% para ON e PN;
  • Novo Mercado: 100% para ON. 

Tag along na prática

Em operações de empresas privadas, como em rodadas de venture capital, vários investidores participam com alocações variadas de patrimônio. Nestes casos, é fundamental garantir que operadores diferentes, como o investidor líder, membros de pool de investimento e fundos de private equity tenham condições equivalentes de negociação em um evento de liquidez, como uma fusão e aquisição ou um IPO. Por isso, essas rodadas incluem cláusulas de tag along nos contratos de investimento. 

Quer aprender ainda mais sobre o mercado financeiro para diversificar seus investimentos? Fique de olho nos conteúdos gratuitos e também nos cursos oferecidos pela Solum.ed

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.