Ticket médio de vendas: como calcular essa métrica?

ticket médio
beegin -invista em startups

Mais um vídeo falando sobre as métricas preferidas do investidor. E hoje vamos falar sobre TICKET MÉDIO. O que é, qual é sua importância e como calcular. Vamos lá? 

Olá, investidor! 

O ticket médio é um indicador fundamental para realizar análises e até mesmo melhorar o desempenho do seu negócio. Com ele é possível saber quanto você fatura por cliente. 

Na prática, ele fornece o valor médio de vendas por cliente

Para realizar o cálculo, é só dividir o faturamento total pela quantidade de vendas no período.

TM = faturamento total
      quantidade de vendas

Geralmente, quanto maior o ticket médio, melhor. Significa que o cliente está gastando mais a cada compra. 

Por exemplo:

Uma loja de automóveis vendeu:

1 carro de R$ 56 mil
2 carros de R$ 76 mil
1 carro de R$ 67 mil 

Seu ticket médio será = 275 mil / 4 = R$ 68.750 

Vale ressaltar que você pode fazer diversas classificações de ticket médio se isso for te ajudar. Separar por determinado tipo de produto, serviço ou categoria também é uma opção. 

E como você pode analisar corretamente esse indicador? Antes de eu te explicar, já aproveita e se inscreve no canal para acompanhar em primeira mão tudo sobre o ecossistema de startups. 

É muito importante analisar o contexto da sua métrica, pois um dado isolado não vai te dizer muita coisa. O ticket médio de uma loja de automóveis, por exemplo, é diferente do ticket médio de uma loja de chocolates. Avalie referências de setores similares ao seu. 

O que também indica se seu indicador está adequado ou não é o seu próprio histórico. Veja se está tendo uma evolução neste indicador. Além disso, compare com o seu CAC, ele não pode ser menor. Se você não sabe o que é CAC, vou deixar um vídeo aqui para você assistir. 

Agora que você já sabe o que é e como analisar o ticket médio, vamos falar sobre como aumentá-lo!

Se você nota que um concorrente está com o ticket médio maior e oferecendo um produto ou serviço  similar, você precisa avaliar melhorias

Vamos deixar algumas dicas: 

  • Invista em treinamento para sua equipe comercial
  • Considere ampliar o mix de produtos ou serviços oferecidos, ou seja, vendas complementares ou upgrade 
  • Invista na recompra, estimulando o relacionamento com o cliente no pós-venda 
  • Demonstre o valor agregado do seu produto/serviço 

Você já conhecia e acompanhava essa métrica? Me conta aqui nos comentários!

Até a próxima!!

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