Mais um vídeo falando sobre as métricas preferidas do investidor. E hoje vamos falar sobre TICKET MÉDIO. O que é, qual é sua importância e como calcular. Vamos lá?
Olá, investidor!
O ticket médio é um indicador fundamental para realizar análises e até mesmo melhorar o desempenho do seu negócio. Com ele é possível saber quanto você fatura por cliente.
Na prática, ele fornece o valor médio de vendas por cliente.
Para realizar o cálculo, é só dividir o faturamento total pela quantidade de vendas no período.
TM = faturamento total
quantidade de vendas
Geralmente, quanto maior o ticket médio, melhor. Significa que o cliente está gastando mais a cada compra.
Por exemplo:
Uma loja de automóveis vendeu:
1 carro de R$ 56 mil
2 carros de R$ 76 mil
1 carro de R$ 67 mil
Seu ticket médio será = 275 mil / 4 = R$ 68.750
Vale ressaltar que você pode fazer diversas classificações de ticket médio se isso for te ajudar. Separar por determinado tipo de produto, serviço ou categoria também é uma opção.
E como você pode analisar corretamente esse indicador? Antes de eu te explicar, já aproveita e se inscreve no canal para acompanhar em primeira mão tudo sobre o ecossistema de startups.
É muito importante analisar o contexto da sua métrica, pois um dado isolado não vai te dizer muita coisa. O ticket médio de uma loja de automóveis, por exemplo, é diferente do ticket médio de uma loja de chocolates. Avalie referências de setores similares ao seu.
O que também indica se seu indicador está adequado ou não é o seu próprio histórico. Veja se está tendo uma evolução neste indicador. Além disso, compare com o seu CAC, ele não pode ser menor. Se você não sabe o que é CAC, vou deixar um vídeo aqui para você assistir.
Agora que você já sabe o que é e como analisar o ticket médio, vamos falar sobre como aumentá-lo!
Se você nota que um concorrente está com o ticket médio maior e oferecendo um produto ou serviço similar, você precisa avaliar melhorias.
Vamos deixar algumas dicas:
- Invista em treinamento para sua equipe comercial
- Considere ampliar o mix de produtos ou serviços oferecidos, ou seja, vendas complementares ou upgrade
- Invista na recompra, estimulando o relacionamento com o cliente no pós-venda
- Demonstre o valor agregado do seu produto/serviço
Você já conhecia e acompanhava essa métrica? Me conta aqui nos comentários!
Até a próxima!!
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