Tipos de startups: quais são e como diferenciá-las

Tipos de startups

O mundo das startups tem crescido cada vez mais, movimentando não apenas o mercado de tecnologia, como também o de investimentos como venture capital, responsáveis por ajudar a viabilizar esses negócios. Mas você sabe quais são os tipos de startups que existem? 

O ecossistema de inovação existente no mundo atualmente faz com que cada vez mais startups apareçam para solucionar os mais variados problemas e melhorar a vida da sociedade.

Essas startups têm tamanhos, podendo ser pequenas e até mesmo unicórnios, objetivos e estruturas diferentes. Vamos falar sobre cada uma delas aqui neste artigo. 

Tipos de startups por modelo de negócio

Uma das formas de classificarmos as startups é de acordo com o seu modelo de negócio. Neste formato, podemos listar pelo menos 6 diferentes tipos principais de startups.

Scalable startups

Em português, scalable startup refere-se a uma startup escalável, ou seja, aquela que criou um MVP altamente escalável e que pode atender uma alta demanda do público, como é o caso das fintechs. É uma empresa já estruturada, mas que precisaria de algumas rodadas de investimento para expandir a sua operação e atrair mais clientes, mais investidores com foco em longo prazo e também mais crescimento. 

Small business startups

Ao contrário da startup escalável, a small business startup trata-se de um pequeno negócio, que não tem o objetivo de uma grande expansão e que normalmente atende uma demanda local. Com isso, movimenta a economia da região onde atua. Geralmente são administradas por empreendedores individuais. 

Buyable startups

As buyable startups são aquelas criadas para serem vendidas. Ou seja, a partir da execução de uma grande ideia, cria-se uma empresa com um produto atraente, que deve chamar a atenção de fundos de investimento interessados em ativos de renda variável de alto risco, em busca de altos retornos. Essas startups geralmente são vendidas a empresas maiores do mesmo nicho. 

Large company startups

As large company startups já são empresas maiores, bem estabelecidas no mercado, mas que precisam seguir em busca de inovação para permanecerem relevantes, atraindo cada vez mais clientes. Por isso, além de entregarem os produtos já consolidados, também estão em constante busca por novidades a serem desenvolvidas. 

Lifestyle startups

A lifestyle startup é o tipo de empresa voltada para quem trabalha com o que ama e decide tornar isso sua profissão. Trazem para o âmbito profissional algo forte do seu estilo de vida e replicam isso como um negócio, seja por meio de um site ou curso sobre determinado assunto. 

Social startups

Com o objetivo central de gerar impacto social nas regiões onde atua, a social startup é criada para fazer a diferença na vida das pessoas sem o foco no lucro. Podem ser organizações sem fins lucrativos ou uma empresa que gera lucro a partir da transformação social das comunidades onde participa. 

Tipos de startups por setores econômicos

Outra forma comum de se classificar as startups é de acordo com os setores econômicos transformados por elas. Por este critério, podemos falar em vários tipos de startups diferentes:

Fintechs

As fintechs são startups voltadas a desenvolver modelos de negócio inovadores no mercado financeiro, como serviços bancários, investimentos, seguros e outros.

Plataformas

As plataformas são um tipo de startup que promove a conexão entre públicos diferentes, de modo a que eles possam realizar negócios em seu ambiente digital.

Retailtechs

As retailtechs desenvolvem soluções inovadoras para o varejo, seja melhorando processos da cadeia, seja desenvolvendo novos canais de venda e distribuição.

Edtechs

As edtechs são plataformas desenvolvidas para transformar o setor educacional. A Solum.ed, por exemplo, é uma edtech voltada à educação financeira.

Gostou do conteúdo e quer aprender ainda mais sobre o mercado financeiro e o mundo dos investimentos alternativos? Fique de olho nos conteúdos gratuitos e cursos de venture capital da Solum.ed

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.