Tokenização: conheça este modelo de ativos digitais

Tokenização
beegin -invista em startups

Com a evolução da tecnologia nos últimos anos, muitas coisas têm mudado rapidamente no dia a dia. Uma delas é a forma de investir, que agora pode ser feita por meio da tokenização de ativos. Mas o que seria o token e como funciona esse novo formato que permite investimento em renda variável

Tokenizar um ativo é convertê-lo em um contrato digital, ou smart contract, para que sejam negociadas sem intermediários por meio de uma blockchain. Esse processo visa aumentar a segurança e acessibilidade a ativos. 

Esse tipo de operação se tornará cada vez mais comum em uma economia tão digital e com opções cada vez mais práticas para o investidor que tem coragem de conhecer novas formas de investimento. 

O que é tokenização?

Na tokenização, ativos reais ou intangíveis são fragmentados em diversas partes digitais criptografadas para que sejam negociadas por meio de uma blockchain. Esse processo permite negociar ativos por meio digital de forma segura e ágil, facilitando o acesso para mais investidores. 

Entre os principais ativos disponíveis para investimento por meio de tokens, estão: 

  • Imóveis;
  • Obras de arte;
  • Metais preciosos;
  • Empreendimentos da economia real;
  • Artigos colecionáveis etc. 

Além dos ativos tangíveis, é possível tokenizar alguns outros formatos: 

  • Participação societária;
  • Ativos financeiros;
  • Marcas registradas;
  • Direitos autorais etc. 

Como investir em um token?

Hoje, já existem opções de investimento em tokens que podem ser encontradas facilmente. Elas estão divididas em algumas categorias: 

Payment tokens

São as criptomoedas, ou seja, podem ser usados como meio de pagamento para compra de produtos e serviços. Entre os principais, estão o Bitcoin, Ethereum, entre outros. 

Security tokens

Um security token equivale a um valor mobiliário. Ou seja, com eles, é possível ter participação em empresas, fundos de investimento etc. É um meio de funcionamento parecido com o da bolsa de valores. 

Utility tokens

Nessa opção, é possível usar os tokens para descontos em lojas, programas de fidelidade, acesso a serviços etc. 

NFTs

A sigla NFT se refere aos non-fungible tokens ou tokens não fungíveis. Nesse caso, trata-se de ativos digitais únicos e insubstituíveis. Pode ser usado para obras de arte ou qualquer tipo de item colecionável. 

Vantagens da tokenização

Existem algumas vantagens na hora de tokenizar um ativo. Um dos principais deles é assegurar uma negociação segura, já que a negociação é feita por meio da blockchain. Nesse caso, os custos para essa operação são menores do que os investimentos tradicionais em bancos. 

Além disso, é possível investir em ativos da economia real, como imóveis, por exemplo, sem necessariamente ter a quantia total para adquirir um apartamento. Uma vez tokenizado, o ativo pode ser negociado com investidores, que podem receber parte da receita obtida com o aluguel, por exemplo. 

A negociação de tokens acaba sendo mais rápida do que a negociação de ativos inteiros, o que torna o processo mais ágil e acessível.

Investir em empresas de alto crescimento pode ser uma forma de conseguir remunerações superiores aos da renda fixa, por exemplo. Confira as melhores empresas para investir na beegin. 

Como investir em startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.