Trade: saiba o que é e quais são os seus tipos!

Quem está começando a investir na bolsa de valores ou já está no mercado há mais tempo já deve ter ouvido falar em trade, day trade, swing trade e outras derivações. Entender esses termos é importante para saber qual deles melhor se enquadra no perfil e fazer boas escolhas. 

O termo trade pode ser traduzido como negócio ou troca e é parte importante do mundo das ações, um dos principais ativos de renda variável. Mas será que essa operação é tão arriscada assim como parece? 

Muitos investidores entram na bolsa de valores acreditando que irão ganhar dinheiro fácil com o day trade. Porém, é preciso conhecer todos os seus riscos e escolher bem as estratégias de investimento para não perder dinheiro. 

O que é trade?

Trade é um termo em inglês que se traduz como negócio ou troca. Na prática, é a operação que envolve a compra e venda de ações na bolsa de valores. De preferência, compra na baixa e venda da alta para a obtenção de lucro. 

Essa operação é realizada inúmeras vezes ao dia e pode ser feita tanto por investidores comuns, por meio do home broker, quanto por assessores de investimento que realizam as operações por seus clientes. 

É uma ação feita por meio do home broker, que pode ser acessado de qualquer computador ou smartphone com acesso à internet. 

Como toda opção de investimento em renda variável, apresenta riscos ao investidor que devem ser considerados na hora de aportar capital. Quanto mais tolerância ao risco, maiores os potenciais de ganho. 

O que é day trade?

De todos os tipos de trade, o mais popular é o day trade. Como o próprio nome diz, trata-se de operação de compra e venda de ações realizada no mesmo dia. Esse processo pode levar horas, minutos ou até mesmo segundos em casos mais dinâmicos. 

O objetivo do investidor que opera esse tipo de trade é conseguir lucro no curtíssimo prazo. Para isso, é preciso ficar de olho no desempenho da bolsa durante todo o dia para conseguir captar as melhores oportunidades. 

Como é um mercado de muita volatilidade e bastante sensível às notícias do dia a dia, o pregão costuma ser bastante dinâmico e ter oscilação de preços com uma alta frequência. Por isso, ações que tinham um preço no começo do dia podem estar bem mais caras ou mais baratas em questão de horas. 

Essa alta movimentação do day trade ajuda na alta liquidez dos principais ativos da bolsa de valores, já que muitas operações de compra e venda são realizadas ao longo do dia. 

É preciso ter bastante cuidado, equilíbrio emocional e ter uma estratégia de investimento bem definida para minimizar os riscos de perda com o day trade.

O que é swing trade? 

Ao contrário do day trade, que visa a obtenção de lucro no curtíssimo prazo, o swing trade já é mais voltado para investidores que têm objetivos de curto a médio prazo. A operação de compra e venda pode levar de um dia a até mesmo algumas semanas. 

Para esse tipo de investimento, os investidores costumam fazer análises técnicas ou fundamentalistas para entender quais ações fazem mais sentido para compor sua carteira de investimentos. 

Por serem operações com um prazo maior, não há a necessidade de acompanhamento diário do pregão para encontrar as melhores oportunidades. 

O que é position trade?

Já o position trade trata de operações que são feitas para um intervalo de tempo maior, podendo variar entre semanas e meses. Ou seja, já se trata de um investimento de médio a longo prazo. 

Nesse caso, ainda existe o risco que faz parte de todo investimento em renda variável, mas eles são minimizados pelo horizonte de tempo maior para a tomada de decisão, evitando que a compra ou venda seja feita por impulso. 

Para esse tipo de investimento, é importante fazer a análise técnica ou fundamentalista das ações para entender quais fazem mais sentido para os objetivos traçados pelo investidor. 

Como todo investimento, é importante se informar bem, escolher os ativos e definir de forma clara pontos importantes como o stop gain e stop loss, para ter parâmetros claros de risco. Isso pode ajudar a minimizar as perdas e maximizar os ganhos.  

Agora que você já tem informações para começar, fique de olho nas oportunidades de investimento disponíveis na beegin. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.