Decidiu empreender e quer saber quanto vale a sua empresa? Ou está buscando investimentos alternativos e quer entender se o preço está justo? É nessa hora que o valuation é importante para ajudar a entender esses valores.
O valuation é muito usado no mundo dos investimentos e também entre empresas, principalmente startups que estão em busca de novas rodadas de investimento para expandir seu negócio.
É importante entender o que é esse cálculo, como ele pode ser feito e de que maneira fornece informações importantes que irão ajudar o investidor ou empreendedor.
O que é valuation
Valuation, ou avaliação de empresa na tradução para o português, é um cálculo que leva em conta alguns fatores para estimar o valor de uma empresa.
Com esse valor da empresa em mãos, empreendedores conseguem pleitear novas rodadas de investimento e também precificar o valor de cada ação pensando em operações futuras.
É por meio dessa avaliação que startups podem ser avaliadas em mais de US$ 1 bilhão e serem consideradas unicórnio.
O que considerar no valuation?
Para realizar o valuation, é preciso considerar alguns fatores importantes no cálculo. Entre eles, estão:
- Fluxo de caixa: estimativa futura envolvendo produtos, capital humano, finanças, equipamento, nível de inovação etc.
- Taxa de desconto: valor estimado considerado o risco inerente ao negócio.
- Valor atual: preço atual do negócio, considerando o fluxo de caixa e subtraindo a taxa de desconto, além de estimativas futuras.
Quais as diferentes metodologias de valuation?
Existem alguns tipos de valuation disponíveis no mercado. O mais popular é o fluxo de caixa descontado.
Mas também é possível utilizar meios como múltiplos de mercado, liquidação e capital de risco.
Fluxo de caixa descontado
Nesse método, o mais popular do mercado, é preciso levar em consideração o fluxo de caixa da empresa, considerando fatores importantes como receitas, despesas e custos.
Além disso, é preciso estabelecer a taxa de desconto que irá representar a desvalorização do dinheiro ao longo do tempo. Ao somar todo o fluxo de caixa e subtrair a taxa de desconto estimada, chega-se ao valuation da empresa.
Liquidação de ativos
Método utilizado quando os fundadores ou sócios querem se desfazer da empresa. Nesse caso, é preciso levantar todos os ativos e passivos da operação.
Nessa conta entram itens como bens materiais da empresa, como equipamentos e veículos. Isso dará ao comprador da empresa uma estimativa de valor para entender se é viável manter o negócio ou se será necessário passá-lo adiante.
Capital de risco
Nesse método, o investidor avalia a empresa e entende quanto de retorno poderá obter com a valorização do negócio e a retirada do investimento.
Bastante usado por startups, que estão em estágio de maior risco do negócio e acabam atraindo investidores com mais vontade de se expor a riscos e volatilidade.
Múltiplos de mercado
Esse método faz uma comparação com outras empresas da mesma área de atuação no mercado e usa múltiplos, ou seja, indicadores selecionados para entender qual a situação atual da empresa.
Existem algumas dificuldades nesse método, porque é preciso encontrar outra empresa na mesma área de atuação e também ter acesso a determinados tipos de informação, como transações recentes, lucro, faturamento etc. Elas podem não estar disponíveis.
A importância do valuation
O valuation é importante porque permite aos sócios da empresa conhecer o valor de suas ações, o preço atual da empresa e qual o seu potencial de crescimento.
A partir dessa informação, é possível pleitear novos investimentos puxados por fundos de private equity ou venture capital e desenvolver novos produtos, expandir o capital humano, investir em equipamentos e infraestrutura.
Por ser uma estimativa baseada na junção de alguns dados é preciso ter em mente que nem sempre o valor será condizente com a realidade. É preciso ter cautela para não fazer avaliações muito fora da realidade e planejar de forma equivocada.
Agora que entendeu mais sobre as rodadas de investimento, fique por dentro de conteúdos relevantes sobre o mercado de investimento. Acompanhe as principais redes sociais da beegin: Instagram, Linkedin e Youtube.
Deixe um comentário